Leme estuda proposta de empresa israelense para reduzir perdas

A equipe de gestão da SAECIL – Superintendência de Água e Esgoto de Leme, acompanhada do Prefeito Paulo Blascke e do seu Chefe de Gabinete,José Roberto Braghim, participou na manhã da última quarta-feira, 11, de reunião com executivos da empresa israelense Aquaduct em parceria com a Bermat.

O consórcio formado por estas empresas quer reproduzir em Leme a boa experiência já realizada em cidades de Israel e da Escócia na redução de perdas de água tratada. O objetivo é que, por meio de equipamentos de tecnologia alemã que realizam monitoramento setorial da rede, identifique-se vazamentos subterrâneos e seja reduzida a perda atual estimada em 55% da água tratada para níveis internacionalmente aceitáveis de 25% a 20%.

“Ações desta natureza tem como propósito zelar pelo bom uso da água, recurso valioso e finito, além de gerir com mais zelo os recursos financeiros da Autarquia e melhorar a capacidade futura de abastecimento, já que a água desperdiçada não serve à população, perdendo-se no subsolo”, declarou o Diretor-presidente da SAECIL, Valentin Ferreira. A proposta será estudada pelos setores administrativo e jurídico da SAECIL, que também ouvirá propostas de outras empresas do ramo para este tipo de serviço.

Além disso, a SAECIL está fazendo um verdadeiro “pente fino” para identificar todas as frentes de perda ou não faturamento de água tratada, como inexistência ou fraudes em hidrômetros, isenções legais e outros.