Jundiaí estuda sistema israelense de monitoramento

Um sistema integrado que possa operar o monitoramento de toda a cidade, fazendo os acionamentos automaticamente, sem a necessidade da intervenção humana. Esse sistema israelense está sendo estudado pela administração municipal para verificar a viabilidade de implantação em Jundiaí.

Elaborado pela Defesa Civil, o projeto foi encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente, inicialmente para o monitoramento da Serra do Japi e das áreas de risco, como Jardim São Camilo, mas o potencial do sistema é de guerra – contra o crime, as irregularidades e os acidentes.

O projeto vem sendo estudado pelo diretor de Defesa Civil de Jundiaí, Eduardo Luiz Carbonari. “O sistema que temos atualmente para combater incêndios e tragédias é por meio de SMS (torpedos), mas entreguei para a Secretaria de Meio Ambiente um projeto israelense que é mais moderno e avançado, porém tem custo elevado”, conta, sem detalhar os valores, nem a empresa que detém a tecnologia via satélite.

Em 2011, uma empresa israelense apresentou o sistema de monitoramento no Rio de Janeiro para os governos Federal e Estadual por conta da proximidade dos eventos internacionais – Copa das Confederações e Copa do Mundo. O apelo comercial do executivo israelense era a resposta rápida que o sistema oferece em momentos de crise.

Um empecilho seria o valor, que não foi divulgado por Carbonari. “O custo é elevado”, desconversou. Atualmente, o monitoramento de Jundiaí é feito por câmeras instaladas em vários pontos. Em dezembro do ano passado eram 85 câmeras espalhadas.

Ontem pela manhã foi instalada mais uma no mirante de Jundiaí, na região da Malota. O equipamento estará em pleno funcionamento a partir de sexta-feira. Do ponto de instalação, de acordo com o técnico Clóvis Vieira, da empresa Power, será possível avistar até o Paço Municipal – distante 13 km em linha reta – com nitidez e até Cabreúva, para o avistamento de focos de incêndio.

Segundo o subcomandante da Guarda Municipal, inspetor Paulo Vicente Soares, além deste, mais dois equipamentos semelhantes serão implantados em outros pontos da Serra do Japi. “Será possível vistoriar toda a reserva e até áreas de Cabreúva.”

Reunião – A instalação do equipamento coincidiu com a reunião entre os órgãos envolvidos no combate a incêndio em áreas florestais e reserva, realizado ontem, no Paço Municipal. A iniciativa faz parte das medidas acertadas entre os órgãos para acelerar a resposta contra as ocorrências, junto com o programa de aviso por torpedos.

Segundo estatística da Guarda Municipal, por final de semana, ao menos dois balões sobrevoam a área da Serra do Japi e colocam em risco de incêndio a reserva.