Israelenses farão a segurança na fronteira EUA-México

A empresa de defesa israelense Elbit Systems anunciou que ganhou uma concorrência de US$ 145.000.000 do Departament of Homeland Security Customs and Border Protection (CBP) para instalar sistemas de segurança na fronteira EUA-México.

O projeto Torre Fixa irá incluir uma série de torres de observação a serem construídas ao longo da cerca da fronteira EUA-México, em Nogales, AZ. As torres terão sensores de detecção, bem como centros de controle. Elas serão implementadas ao longo de um período de 12 meses.

O programa pode atingir 1 bilhão de dólares se novas leis de imigração dos EUA passarem pelo Congresso e ajudarem a financiar a expansão do projeto no sudoeste, informou a Bloomberg.

Elbit Systems superou alguns dos maiores fornecedores do governo dos EUA, incluindo a Lockheed Martin Corp, General Dynamics Corp e a Raytheon Co.

CBP decidiu terminar um contrato existente com a Boeing Co. em 2011, depois de ter vários problemas técnicos do sistema de vigilância original.

Elbit Systems é uma empresa de defesa e eletrônica internacional israelense envolvida em tecnologia militar e de vigilância. Um de seus maiores projetos foi a construção da infra-estrutura de apoio e segurança do muro que separa a Cisjordânia e Israel, fornecendo sistemas de detecção tecnologicamente sofisticados para a barreira.

A mesma tecnologia usada para o muro de separação da Cisjordânia será instalada na fronteira EUA-México.

“Os arizonenses estavam esperando mais de uma década para o Departamento de Segurança Interna colocar a tecnologia necessária ao longo da nossa fronteira para apoiar a Patrulha de Fronteira e assegurar totalmente nossa fronteira sul”, disse o senador John McCain (R-AZ).

“Depois de muitos meses de atraso, a concessão do presente contrato com a Elbit Systems of America foi um importante desenvolvimento … e um passo na direção certa”, acrescentou McCain.