Uma invenção de uma mãe israelense cujo filho tem paralisia cerebral pode, em breve, ajudar as crianças com comprometimento motor a dar os primeiros passos. Quando Rotem, o filho de Debby Elnatan, tinha dois anos, ela queria desesperadamente que ele fosse capaz de explorar o mundo como outras crianças. Em sua determinação de fazê-lo ficar de pé, ela inventou um dispositivo apelidado de “Firefly Upsee“, que tornou possível para eles caminharem juntos.
Agora, com a ajuda de uma empresa na Irlanda do Norte, ela está tornando sua invenção disponível globalmente.
O Upsee permite que as crianças pequenas e bebês caminhem com o apoio de um adulto. O dispositivo é composto de um suporte de fios, usado pela criança, que está ligado a um cinto usado por um adulto. O par usa sandálias especialmente projetadas que lhes permitem dar passos juntos, enquanto suas mãos ficam livres para outras tarefas.
“O Upsee foi uma das minhas muitas soluções especiais para Rotem que merecia sair de seu carrinho para explorar o mundo em torno dele como qualquer outra criança. Espero que muitas outras ao redor do mundo se beneficiem de meus esforços”, afirma ela.