Israel lançará projetos de energia renovável em 7 países árabes

Duas empresas de energia israelenses estão lançando projetos de energia renovável em sete países árabes.

A Enlight Renewable Energy e a NewMed Energy estabelecerão, desenvolverão, financiarão e operarão projetos na Arábia Saudita, Bahrein, Omã, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Marrocos e Egito.

Os projetos se concentrarão na produção de energia solar e eólica e no armazenamento de energia. As empresas pretendem combinar os laços da NewMed na região com a experiência em energia verde da Enlight.

“O empreendimento explorará o que vemos como uma grande oportunidade na região que começou com o gás natural, um desenvolvimento liderado em grande parte pela NewMed”, disse Gilad Yevertz, CEO da Enlight Renewable Energy, à Bloomberg.

Desde os acordos de Abraham Abraham-Israel, mediados pelos EUA, há dois anos, as relações têm se normalizado entre Israel e países do MENA (Oriente Médio e Norte da África) com os quais não tem vínculos oficiais, incluindo Marrocos, cujas relações com Israel continuam a aumentar em energia renovável. energia e outros setores.

As empresas israelenses vêm fortalecendo as relações diplomáticas com os países do MENA há décadas. No ano passado, um acordo de gás natural firmado entre a NewMed e a Mubadala Investment Company dos Emirados Árabes Unidos aprofundou os laços entre os dois países.

“Juntos, podemos ser muito competitivos com os maiores players deste espaço no mundo”, disse Yevertz. “Os países do MENA veem a importância das energias renováveis.”

A Enlight Renewable Energy é uma desenvolvedora global de energia renovável e produtora independente de energia. Fundada em 2008, desenvolve, projeta, constrói, financia, possui e opera usinas de energia que geram energia limpa nos EUA, Europa e Israel.

Anteriormente conhecida como Delek Drilling, a NewMed Energy é uma empresa de exploração de gás e petróleo. A empresa foi fundada em 1993 e firmou acordos de exportação de gás natural em seus reservatórios com Egito, Jordânia e Emirados Árabes Unidos, o que fortaleceu a paz e aumentou a estabilidade no Oriente Médio.

Fonte: No Camels e Israel Trade
Foto: Pixabay