Israel lança seu primeiro caminhão movido a gás natural

Conforme o parlamento israelense decide o destino de suas reservas de gás natural descobertas recentemente, a CNH Industrial e a Fiat Chrysler anunciaram a comercialização do primeiro veículo a gás natural no mercado israelense. Segundo relatos, o acordo é parte de um Memorando de Entendimento (MOU) assinado entre a Fiat Chrysler, a CNH Industrial e a Iniciativa Israelense de Combustíveis Alternativos (IFCI) para o uso de combustíveis sustentáveis.

ivecotruckcover

O primeiro veículo a ser comercializado é um caminhão Iveco Stralis 4×2, um caminhão de grande porte do tamanho de um trailer-trator, movido por um motor Iveco Cursor 8 a Gás Natural Comprimido. O grupo que fabrica os veículos, a CNH Industrial, acredita que este é o primeiro passo para a substituição dos motores diesel de caminhões.

Então, como os caminhões a gás natural se comparam com os caminhões movidos a diesel? Em primeiro lugar, o gás natural é uma forma completamente limpa de combustível, que tem pelo menos 95% menos emissões de partículas do que os combustíveis diesel regulares. Além disso, os veículos movidos a gás natural emitem 35% menos óxido de nitrogênio, um composto que contamina a água subterrânea e é visto pelos críticos como sendo um dos maiores culpados pelo aquecimento global. Outro produto químico nocivo, cuja emissão os veículos movidos a gás natural minimizam significativamente é o dióxido de carbono (CO2), que deteriora de forma perigosa a camada de ozônio que nos protege do sol. Na verdade, o gás natural, ou biometano, diminui as emissões de CO2, de 161,3 libras por unidades termais britânicas (Btu) em veículos de combustível diesel para 117 libras por Btu, nos veículos movidos a gás natural.

ivecobuses

Ônibus movido a gás natural da Iveco que será utilizado em Israel em breve

Há, ainda, a questão do preço. De acordo com estudos realizados pela IFCI de Israel e a CNH industrial, o uso do gás natural onde ele for abundante representa uma diminuição de até 40% nas despesas com combustível, que é uma grande notícia para um país sem reservas de petróleo como Israel.

A concessionária Fiat Mediterranean Car Agency de Israel, anunciou que também vai importar um ônibus Iveco de 39 pés (12 metros) movido a gás natural. Os testes e demonstrações com o ônibus serão realizados durante um período de dois meses em Israel. A cooperação entre a Fiat Chrysler, a CNH Industrial e a IFCI, uma iniciativa promovida pelo Gabinete do Primeiro-Ministro há dez anos, destina-se a ajudar a agência a realizar o seu objetivo de transformar Israel em um polo de conhecimento de combustíveis alternativos.

Fonte: NoCamels