Israel lançou ao espaço seu novo satélite espião que já entrou em órbita e começou a enviar fotos para a base. O satélite chamado de ‘Ofek 10’ circunda o planeta numa altitude de 600 kilometros de altura.
O equipamento foi lançado a partir da base de Palmachim, localizada perto de Rishon Letzion, no centro do país. Grande parte do tráfego marítimo e áereo foi temporariamente fechado para facilitar o lançamento.
O ‘Ofek 10’ tem capacidades avançadas de vigilância. Ao contrário de outros satélites israelenses que operaram desde o espaço, este tem um equipamento fotográfico muito mais avançado, capaz de distinguir objetos de até meio metro de altura, tirar fotos à noite e em todas as condições meteorológicas. Ele emprega um sistema de observações de radar SAR (radar de abertura sintética) com tecnologia avançada para produzir imagens de alta resolução .
O primeiro satélite militar israelense, o ‘Ofek 1’, foi lançado em 1988. Israel é um dos doze países no mundo capazes de produzir e lançar seus próprios satélites. O lançamento foi realizado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento(Mafat) do Ministério da Defesa em cooperação com a Israel Aerospace Industries (IAI). O satélite, que pesa 330 quilos, foi levado ao espaço pelo foguete Shavit.