Israel instalará fazenda modelo em Quixeramobim e transferirá tecnologia para produtores rurais cearenses

O governador do Ceará, Cid Gomes, e o ministro da Economia de Israel, Naftali Bennett, assinaram nesta terça-feira, 22 de outubro, em Tel Aviv, convênio para instalação de uma fazenda modelo em Quixeramobim. O objetivo é transferir tecnologia para produtores rurais cearenses.

Gomes está em Israel atendendo ao convite feito em agosto de 2013 pelo governo israelense. Ele também visitou a Feira Watec que apresenta tecnologia em água, indústria hidráulica, eficiência energética e do meio ambiente. Israel é referência na convivência com a seca e com tecnologia para tratamento de água, captação e acúmulo.  Há lugares onde chove menos de 100 mm por ano, o que é inferior à média do semiárido nordestino.

O governador se reuniu ainda com a Teva, multinacional farmacêutica especializada no desenvolvimento, produção e marketing de medicamentos genéricos e a maior empresa de Israel. Ele expôs o interesse do Estado em formar uma parceria com a empresa israelense, já que o Ceará está implantando um polo farmacêutico em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Roy Nir, chefe da missão econômica de Israel no Brasil,  esteve no Ceará em agosto de 2013.


Naftali Bennett (à esquerda) e Cid Gomes. Foto: Governo do Ceará.

Fonte: Conib