Israel ganha a primeira estação de carregamento elétrico sem fio para ônibus públicos

Uma empresa israelense que desenvolveu uma maneira de carregar carros sem fio enquanto dirige, concluiu o primeiro terminal de carregamento sem fio do mundo para ônibus públicos.

A operadora de transportes públicos Electra Afikim pode agora carregar sem o uso de fios os ônibus estacionados no seu terminal em Rosh HaAyin, no centro de Israel, tanto à noite como durante o dia.

A Electreon usa bobinas de cobre colocadas sob o asfalto para transferir energia da rede elétrica para a estrada. Receptores instalados no piso dos veículos híbridos e EVs transmitem a energia diretamente ao motor e à bateria, eliminando a preocupação de ficar sem bateria.

O projeto está avaliado em cerca de 5,8 milhões de shekels (aproximadamente US$ 1,6 milhão). A Electreon também fechou uma parceria com três fabricantes líderes internacionais de ônibus que foram selecionados pela Electra – HIGER, Ankai e Sunwin – para integrar totalmente seus receptores em seus ônibus elétricos.

“Temos o prazer de apresentar ao mundo o primeiro terminal de carregamento sem fio deste tipo aqui em Israel, permitindo um carregamento sem fio eficiente, econômico e ocupando pouco espaço para ônibus de transporte público em uma zona urbana movimentada”, disse Oren Ezer, CEO da Electreon.

“Esta instalação inovadora foi projetada para fornecer carregamento sem fio para ônibus elétricos durante todo o dia e noite, servindo o público como parte dos serviços regulares de transporte público nas áreas de Petah Tikva e Rosh HaAyin”, disse .

“Rosh HaAyin está entre as primeiras cidades de Israel a ter ônibus elétricos”, disse o prefeito da cidade, Shalom Ben Moshe.

“Estamos promovendo o transporte público verde na cidade com o objetivo de reduzir a poluição atmosférica e continuar a melhorar a qualidade de vida dos moradores e do meio ambiente”, afirmou.

“A chegada dos ônibus elétricos à cidade é fruto do trabalho árduo do município no âmbito de nossas políticas contínuas de melhoria do transporte público na cidade.”

Fonte: Israel Trade