Israel envia satélite para o monitoramento de plantações

pós o envio de diversos satélites de comunicação e reconhecimento ao espaço, em parte, com fins militares, Israel está agora trabalhando em um satélite que tem um objetivo bem diferente – monitorar plantações.

venus__1

A VENµS (Monitoramento de Vegetação e Meio Ambiente em um Novo Microssatélite) é uma cooperação entre Israel e a França em um satélite que usa um sensor superespectral (um sensor que pode capturar imagens em comprimentos de onda que estão fora do campo visível do olho humano) para monitorar safras agrícolas. O satélite é ultraleve e, ao lado do satélite de comunicações Amos 6, será um de dois satélites civis israelenses a serem enviados ao espaço em 2015.

Israel se especializou no desenvolvimento de satélites leves devido a sua localização geográfica. A maioria dos países que envia satélites ao espaço lança-os para o leste, em concordância com a rotação da Terra. Porém, por motivos de segurança, Israel deve lançar seus foguetes espaciais para o oeste, o que significa que os satélites devem ser mais leves, a fim de o envio ser bem-sucedido. Em um mundo onde cada libra (454 gramas) de material de satélite custa $ 9.900 para ser enviado ao espaço, fabricar satélites mais leves é uma grande vantagem. Essa é uma das razões pelas quais muitos países trabalham em cooperação com Israel quando construindo satélites.

Na verdade, enquanto a agência espacial francesa CNES fornece a câmera para o satélite, a Agência Espacial Israelense (ISA) é responsável pelo veículo espacial, pela interface de lançamento e pelo centro de controle do satélite. De acordo com a CNES, o objetivo científico do satélite é o fornecimento de dados para estudos científicos lidando com monitoramento, análise e modelação de superfície terrestre funcionando sob as influências de fatores ambientais, assim como de atividades humanas. Para alcançar esse objetivo, a VENµS adquirirá imagens superespectrais e de alta resolução de locais pré-definidos de todo o mundo a cada dois dias.

Os planos para a VENµS já vêm desde 2005, e o envio foi originalmente programado para 2008. Porém, devido a atrasos na câmera superespectral, o envio foi adiado para o ano seguinte. O satélite será o primeiro veículo espacial totalmente comercial a ser enviado por Israel, já que a série de satélites Amos também é usada para fins militares.

Fonte: Pletz, No Camels e iTrade