Israel e o Comércio com o Brasil – em números

A Missão Econômica de Israel tem como objetivo aproximar a indústria israelense do mercado brasileiro por meio de parcerias estratégicas, acordos comerciais e tecnológicos, impulsionar o comércio bilateral, identificar oportunidades de cooperação, informar oportunidades no mercado brasileiro e israelense e expandir negócios e cooperação em P&D entre o Brasil e Israel.

Tendo isto em vista, a Missão descreve abaixo algumas informações sobre Israel e o Comércio com o Brasil para ajudá-lo a decidir na escolha por este parceiro comercial.

Bons negócios!

Israel em números

66 anos

8,1 milhões de habitantes

Inflação (2013) 1.8%

PIB USD 291,5 Bilhões

PIB per capita USD 36,2 Mil

Taxa de desemprego (2013) 6,2%

Exportação de bens e serviços (2013) USD 95,7 bilhões – 32.9% do PIB

Exportação de bens (2014) USD 57,695 bilhões

Importação de bens e serviços (2013) USD 91,7 bilhões – 31.6% do PIB

Importação de bens (2014) USD 71,448 bilhões

IED (2013) USD 11,8 bilhões

Acordos de Livre Comércio: EUA, EFTA, Turquia, Canadá, México, União Européia, Mercosul, Colômbia (a ser ratificado)

Acordo de Zona Industrial Qualificada: Jordânia e Egito

Sabia que Israel é….

1º no mundo em

flexibilidade e adaptabilidade

pesquisa científica

empreendedorismo

habilidades em TI

gastos com P&D (% do PIB)

2º do mundo em

capacidade de inovação

capital de risco

4º do mundo em

patentes por milhões de pessoas

Para mais informações, clique aqui.

Comércio Internacional

Importações e Exportações Israelenses Totais de Bens

Como Israel é um país pequeno, o comércio internacional é algo vital para a sobrevivência do país. Importa-se muito e exporta-se  para diversos países.

lu1Fonte: CBS

Formatação: Missão Econômica de Israel em São Paulo

 Israel e o Mercosul

Israel tem grande interesse na América Latina. Em  2007 foi assinado o Acordo de Livre Comércio Mercosul-Israel com o objetivo de aumentar ainda mais o comércio bilateral, além de diversificar a pauta de produtos. No Brasil, o Acordo foi ratificado em 2010 e o país continuou sendo o maior parceiro comercial de Israel em termos de comércio dentre os países do Mercosul.

lu2

Fonte: CBS

Formatação: Missão Econômica de Israel em São Paulo

* Dados de Janeiro a Novembro de 2014

 Israel e o Brasil

O Comércio com Israel

A maior alta nas exportações israelenses para o Brasil foi em 2008, quando houve um considerável aumento nos preços dos fertilizantes. Com a crise mundial houve uma grande queda no comércio, mas esta logo foi superada. Em 2014, a retração da demanda israelense por açúcar e carne bovina causou uma nova queda nas exportações brasileiras, do mesmo modo que a queda no preço de fertilizantes causou a queda do lado israelense.

lu3

Fonte: MDIC – AliceWeb

Formatação: Missão Econômica de Israel em São Paulo

Exportação Brasileira para Israel

lu4

Fonte: MDIC – AliceWeb

Formatação: Missão Econômica de Israel em São Paulo

Alimentos representaram 75% das exportações Brasileiras para Israel em 2013 – quadro não muito diferente do que tínhamos em 2008, quando a exportação brasileira de alimentos era de 69%. Estes números evidenciam que ainda há pouca diversificação de setores da economia nas exportações brasileiras para Israel, salvo um aumento tímido na exportação de calçados, metais e papel e celulose. No entanto, e é justamente neste ponto que o Acordo de Livre Comércio pode beneficiar, e em muito, esta relação, aumentando, também o interesse do exportador Brasileiro para o mercado israelense.

Em 2014, os alimentos ainda representam 59% das exportações brasileiras para Israel – o equivalente a USD 240 milhões. Este quadro ainda não é muito diferente do que tivemos no ano anterior, quando 75% das exportações eram referentes a este setor.

Quanto aos produtos brasileiros mais exportados para Israel veja tabela abaixo, em comparação a 2013:

lu5

Exportação Israelense para o Brasil

lu6

Fonte: MDIC – AliceWeb

Formatação: Missão Econômica de Israel em São Paulo

A exportação de adubos, fertilizantes, herbicidas e inseticidas ainda representam 41% do total de exportações israelenses para o Brasil – equivalente a USD 393 milhões. Neste caso, já notamos um grande avanço em relação a 2008, quando a exportação destes produtos correspondia a 78% do total. Neste caso, não houve uma diminuição do comércio destes produtos, mas, sim, a introdução de outros produtos diversificando a pauta.

Esta informação fica mais visível no quadro abaixo quando excluimos os dados referente à importação brasileira de fertilizantes e podemos ver um avanço claro no comercio dos demais bens. Em 2013, as exportações israelenses para o Brasil excluindo fertilizantes totalizaram USD 641 milhões e em 2014 totalizou USD 670 milhões – um número ainda maior mostrando a diversificação e ampliação do comércio.

lu7

Fonte: MDIC – AliceWeb

Formatação: Missão Econômica de Israel no Rio de Janeiro

Os produtos mais exportados de Israel para o Brasil estão abaixo classificados, em comparação com 2013:

lu8

Ferramentas de Facilitação do Comércio

Uma vez que as economias brasileira e israelense não competem entre si  mas complementam-se, sentimos que ainda há muito potencial a ser explorado. O comércio bilateral Brasil – Israel pode ser expandido em quantidade e também em qualidade e diversidade.  Israel é líder em alta tecnologia em alguns setores (como equipamentos médicos, segurança, TI, tecnologias de água) e o Brasil é muito mais do que exportador de produtos primários, já tendo em sua pauta de produção muitos itens  de alto valor agregado. Para isto, relembramos algumas ferramentas úteis na facilitação do comércio que podem auxiliar você, empresário brasileiro, a decidir-se por Israel:

Acordo de Livre Comércio Israel Mercosul

Mais informações sobre o Acordo podem sem encontradas em nosso blog. Acesse também o link com uma brochura bilingue (português-inglês) com mais detalhes sobre o Acordo, clicando aqui.

Pesquisa e Desenvolvimento Industrial

Israel e o Brasil tem um acordo de P&D industrial que prevê financiamento para as empresas que apresentarem projetos inovadores em conjunto, para criação de novos produtos, tecnologias e soluções.

Para mais informações sobre o Acordo via MDIC (http://www.mdic.gov.br/sitio/), clique aqui.

Para mais informações sobre o Acordo via FAPESP (http://www.fapesp.br/), clique aqui.

Adaptação de Produtos

Seu parceiro israelense precisa adaptar o produto para entrar no mercado Brasileiro? O Escritório do Cientista Chefe  em Israel lançou um programa para adaptação de produtos passível de financiamento. Mais informações, clique aqui 

Fonte:

WEF

OECD

CBS

Ministry of Finance 

AliceWeb

Matimop