Israel e Grécia fecham acordo de US$ 1,65 bilhão na área da defesa

Israel e Grécia assinaram nesse domingo (18.abr.2021) um acordo bilateral na área da defesa. De acordo com Israel, a ação fortalecerá os laços políticos e econômicos entre os 2 países.

O acordo inclui um contrato de US$ 1,65 bilhão para o estabelecimento e manutenção de um centro de treinamento para a Força Aérea Grega, pelo período de 22 anos, pela empresa de defesa israelense Elbit Systems.

Assinaram o documento o ministro da Defesa grego, Nikolaos Panagiotopoulos, e o general Yair Kulas, chefe da diretoria de cooperação em defesa internacional do Ministério da Defesa de Israel.

O centro terá como modelo a academia de voo de Israel e será equipado com 10 aeronaves de treinamento M-346. A Elbit fornecerá equipamentos para operar aeronaves T-6 e será responsável por aulas de treinamentos e suporte logístico.

As forças aéreas dos 2 países realizaram, no domingo (18.abr), um exercício conjunto na Grécia.

Estou certo de que [o programa] aumentará as capacidades e fortalecerá as economias de Israel e da Grécia e, portanto, a parceria entre nossos 2 países se aprofundará nos níveis de defesa, econômico e político”, disse o ministro da Defesa israelense, Benny Gantz.

No Twitter, o Ministério da Defesa israelense chamou o tratado de o “maior acordo de defesa já assinado entre Israel e Grécia”.

Fonte: Poder 360