Israel e ANP assinam acordo histórico sobre gás natural

Israel e Autoridade Nacional Palestina (ANP) assinaram um histórico acordo para a provisão de gás natural israelense durante 20 anos a uma nova usina elétrica que será construída no distrito cisjordaniano de Jenin.

O acordo, divulgado na segunda-feira 6 de janeiro pelo suplemento econômico do jornal “Yedioth Ahronoth”, foi assinado pelo consórcio israelense que descobriu em 2010 a jazida Levyatan e pela Companhia Palestina de Eletricidade (PPGC).

0328-Netanyahu_full_600
1° ministro israelense Benjamim Netanyahu.

 

O ato de assinatura aconteceu no domingo antes da divulgação do acordo em um hotel de Jerusalém Oriental, na presença do ministro de Energia palestino, Omar Kitani, e dos representantes máximos  de ambas as empresas.

Segundo o acordo, Israel fornecerá aos palestinos 4,7 bilhões de metros cúbicos de gás através de um gasoduto – metade submarino, metade subterrâneo – desde a jazida em águas do Mediterrâneo até Jenin, no norte da Cisjordânia.

Os palestinos se transformam desta forma no primeiro cliente de Israel, após um longo debate em foros políticos e judiciais locais sobre se o Governo de Benjamin Netanyahu devia permitir a venda de gás a outros países – como exigiam as empresas investidoras – ou reservá-lo para consumo interno, segundo reivindicam os partidos e grupos de esquerda.

O mercado palestino da eletricidade na Cisjordânia, que cresce a uma média de 6% anual, recebe até agora todo seu abastecimento de Israel.

Fonte: Uol