Israel debate parceria com Minas Gerais para desenvolver ecossistema de startups

Yossi Shelley em reunião com o FIEMG Lab. Foto: Divulgação.

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, visitou em 30 de maio o FIEMG Lab, programa de aceleração de startups lançado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais em junho de 2016, e iniciou discussões com a entidade para a vinda de um adido da Embaixada a Belo Horizonte, para conhecer o laboratório e verificar a possibilidade de investimentos por parte de empresas israelenses. A ideia é estreitar parceria entre os ecossistemas de startups do Brasil e de Israel.

“Existe uma distância grande entre os dois países. Ter um representante de Israel no Brasil voltado especialmente para prospecção de oportunidades de parceria entre startups e investidores ajudaria a reduzir essa distância”, disse Shelley. Segundo ele, há boas possibilidades de cooperação e troca de tecnologias, em áreas como saúde e games. Duas startups lhe foram apresentadas, com o objetivo de buscar parceiros em Israel.

O gestor do FIEMG Lab, Fábio Veras, ressaltou o interesse da entidade em trazer especialistas de Israel para trocar experiências com os empreendedores do projeto: “Israel é uma potência em tecnologia e internacionalização, e um entreposto de investimentos em startups. Queremos conhecer essa experiência, saber como os investidores do país de relacionam com as startups”.

Na capital mineira, o embaixador encontrou também o prefeito Alexandre Kalil e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes. Com ambos discutiu parcerias em áreas como educação, segurança e saúde. Shelley convidou Lopes a participar da Watec – Feira e Conferencia Internacional de Água, Controle Ambiental e Energias Renováveis, que acontecerá em setembro próximo, em Tel Aviv, e para conhecer o sistema de água de Israel.

Shelley também visitou o Colégio Israelita Theodor Herzl, participou da Festa de Israel e foi homenageado pela comunidade judaica mineira.

Fonte: CONIB