Investimento em tecnologia para bloquear a passagem de luz em vidros

Israel figura como o segundo ecossistema mais inovador do mundo. A excelente colocação, atrás apenas do Vale do Silício, é explicada pelas iniciativas do governo, que ajudam a transformar continuamente o cenário de inovação do país. É com a ajuda desse suporte oferecido pelo Escritório do Cientista Chefe (OCS – Office of the Chief Scientist), um dos braços do governo responsável por potencializar a ciência e a inovação de Israel, que a empresa israelense Gauzy Technologies, que tem como um dos diretores o brasileiro Arie Halpern, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, recursos financeiros para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias disruptivas em cristais líquidos.

A empresa está presente no Brasil e em mais de outros 12 países, por meio de parcerias com o Grupo Paris e a Penha Vidros. Entre as inovações comercializadas, destaca-se a Smart Blinds, uma das principais inovações da empresa. Ao usar o impulso magnético para trocar a posição das moléculas dos vidros, a tecnologia, quando aplicada sobre o vidro, é capaz de bloquear a passagem de luz em diferentes níveis e reduzir os custos de aquecimento, ar condicionado e iluminação e evitar o custo de instalação e manutenção de persianas ou cortinas. De acordo com Eyal Peso, presidente e co-fundador da startup, o que a nova tecnologia faz na prática é reorganizar a localização das moléculas do vidro na qual é aplicada. Assim, desenvolvendo grandes inovações como essa, a Gauzy tem conquistado a confiança para receber o investimento do governo de Israel.

Com a missão de apoiar o avanço do conhecimento de ciência e tecnologia para indústrias, ao mesmo tempo em que estimula o crescimento econômico de Israel, o Escritório do Cientista, criado pelo Ministério de Indústria, Comércio e Trabalho de Israel, concede subsídios de até 50% dos custos para projeto de empreendimentos. Nesta semana, a sede da Gauzy, em Israel, foi visitada pela Governadora do Banco Central de Israel (cargo semelhante ao ocupado pela Presidente no Brasil), Karnit FLug, e pelo cientista-chefe do Ministério da Indústria, Comércio e Trabalho do Estado de Israel, AVI Hasson.

Fonte: Exame