Impressão em 3D pronta para sua próxima grande arrancada

O que a companhia  israelense pioneira em 3D- Objet, agora integrada com a companhia especializa em impressão 3D – Stratasys – fizeram pelo plástico, a start-up israelense  Xjet planeja fazer para o metal.

“A tecnologia de impressão jato de tinta em camadas que é usada para fazer dispositivos médicos, implantes dentários, protótipos e muito mais está toda baseada em plástico “, disse o CEO da Xjet,  Dror Danai. “Da mesma forma que a Objet ajudou a criar uma indústria para a impressão 3D usando materiais plásticos, nós pretendemos criar uma indústria que irá permitir o mesmo tipo de impressão personalizada para o metal.”

A referência a companhia israelense que foi uma das pioneiras da indústria de impressão em 3D não é mera coincidência. Danai e muitas das 62 pessoas que trabalham na Xjet, baseada em Rehovot, Israel, são veteranos da Objet.  Danai deixou a empresa antes da fusão com a Stratasys para criar a maior empresa do mundo em impressão 3D.

“A grande inovação da Objet foi a impressão a jato de tinta em 3D, usando materiais plásticos como o PLC”, diz Danai. “Aqui na Xjet nós estamos desenvolvendo uma tecnologia a jato de tinta para metal líquido, a primeira vez que isto está sendo feito no mundo inteiro.” Ele ainda acrescenta que isto é algo que pode revolucionar totalmente os processos de fabricação e produção.

“Atualmente, a única forma de produzir um pedaço de metal é usar um molde para ser preenchido com metal líquido que depois se solidifica”, disse Danai. É a forma pela qual qualquer coisa metálica – desde um tubo, até uma moeda ou anel de ouro- é feita.

“Para fazer uma peça de tamanho ímpar, você primeiro tem que fazer um novo molde e medí-lo para garantir que ele tem as especificações corretas para as máquinas que irão produzí-lo comercialmente. A fabricação de um único item uma única vez é uma proposta muito onerosa e muitas vezes inviável, o que torna muitas peças de metal realmente muito caras.”

Tais partes e peças são usadas em foguetes, naves espaciais, aviões militares, e em outros artigos únicos, mas para o uso diário, tal fabricação personalizada é demasiadamente cara.

A Xjet se utiliza de nanotecnologia para criar líquidos de metal especial, os quais, usando sua tecnologia 3D para impressão de metal, é capaz de criar itens únicos, originais, customizados, um de cada tipo.

“Nós permitimos que os fabricantes pulem a etapa do molde, poupando-lhes enormes quantidades de tempo e dinheiro”, disse Danai. “Todas as especificações são feitas no software, e quando é hora de imprimir, nossos metais à base de nano são criados de acordo com tais especificações.”

Fonte: Times of Israel