Imagine uma cafeteira que faz cappuccino e coloca sua selfie (ou a dos seus clientes) na espuma da bebida. Alguns podem até considerar bizarro, mas o fato é que os vídeos da novidade seguem bombando em grupos do WhatsApp e nas redes sociais. A tecnologia apareceu já faz alguns anos. E agora parece se popularizar de vez com a chegada desses dispositivos no varejo.
O jornal britânico The Sun diz que diversos cafés do Reino Unido investiram no equipamento. Uma ideia acertada, ainda mais em tempos de fotos de comida feitas com smartphone. Trata-se de uma bela ferramenta de divulgação não só para quem vende café, mas até mesmo para marketing e personalização em eventos. Até então, essas cafeteira de selfies tinham sido testadas no Reino Unido em voos da Lufthansa e também em jogos no torneio de Wimbledon.
Além de fotos, a impressora ainda permite criar textos e ilustrações na espuma. Para os britânicos, sarcásticos por natureza, a possibilidade de inserir frases engraçadinhas é mais um atrativo.
Uma das fabricantes envolvida na criação desses equipamentos é a Steam CC. A empresa israelense criou o Ripple Maker. A tecnologia usada aproveita o próprio café como tinta para aplicação da arte. Tempo de impressão: 10 segundos. Preço médio do equipamento: 4500 reais.
Só no Reino Unido o mercado de café é estimado em 3.4 bilhões de libras (em 1997 gerava só £150 milhões).
Além da Europa, a novidade começa a se espalhar nos Estados Unidos, Coreia do Sul, China, Israel e Cingapura. A propósito, na América do Norte e na Europa, a novidade foi batizada de Snapuccino. Aqui na FHOX a gente quer mesmo saber quando chega no Brasil. Saiba mais: http://www.coffeeripples.com/