IA reduz estoques em até 60% e aumenta margem de varejista em até 40%

Estoques entre 35% a 60% mais enxutos e queda na ruptura de vendas em até 70%. Aumento nas vendas entre 5% e 10% e um acréscimo médio na margem líquida dos varejistas da ordem de 20%. Estes são alguns dos resultados que permitem à Onebeat oferecer a seus clientes o retorno do investimento (ROI) da sua solução de gestão inteligente de estoques em até um ano. A empresa, de origem israelense, tem planos agressivos de crescimento no mercado nacional e se apresenta no VTEX Day 2023 para compartilhar com clientes, parceiros e varejistas a sua solução para a otimização de supply chain.

A Onebeat é uma retail tech israelense que usa Inteligência Artificial e Big Data para aprimorar o fluxo de produtos entre lojas e os centros de distribuição. No mundo, gerencia mais de 50 mil pontos de venda e um estoque equivalente a mais de R$ 55 bilhões. No Brasil, onde está desde 2018, serve a mais de 20 grandes redes, nos segmentos de moda, eletro, farma, aftermarket, alimentos e bebidas, homecenter e mercado de luxo.

“As operações da Onebeat no Brasil vem crescendo 100% ao ano, colocando o país como um dos mercados da Onebeat que mais cresce no mundo”, afirma Igor Melo, Country Manager da Onebeat Brasil. “Em 2023, e nos próximos anos, a expectativa é que as nossas operações locais continuem dobrando a cada ano”, acrescenta o executivo. Entre os principais clientes atendidos no País estão Aramis (moda), Víssimo (bebidas), Pague Menos (farma), Calvin Klein (moda), Cassol (homecenter) e Vivara (jóias).

Em tempo real

“Nossos algoritmos monitoram o comportamento do consumidor nas lojas e no e-commerce e indicam quantos e quais itens devem ser entregues em quais lojas, tudo em tempo real”, resume ele. Com o sistema da Onebeat, a cadeia de suprimentos é totalmente integrada e automatizada, com reposições precisas, inteligentes e balanceadas. Assim, lugares em que a demanda está aquecida são rapidamente reabastecidos. Da mesma forma, uma atenção especial é dada onde o giro de produtos esteja abaixo do esperado.

Melo frisa que o modelo de serviço sob demanda (SaaS) torna a solução da Onebeat mais acessível e especialmente relevante para as empresas de médio porte que buscam cortar custos e, principalmente, expandir as suas margens, as quais, em alguns casos, aumentam em até 40%. “A nossa solução tem a vantagem de substituir fornecedores caros de software tradicionais e de serviços de análise de dados das Big Tech”, afirma o Country Manager.

Fonte BizNews / Foto: Tiger Lily