Hospital israelense está combate a queda de cabelo causada pela quimioterapia

Um hospital em Ashdod ajudou a diminuir a queda de cabelo de pessoas que estão passando por tratamento quimioterápico devido a um diagnóstico de câncer. O tratamento, conhecido por causar queda de cabelo nos pacientes, tem como objetivo ajudar a diminuir os estimulantes que levam à queda de cabelo por meio de toucas de resfriamento.

Um tratamento especial que, até o momento, ajudou a evitar 70% da queda de cabelo passou a ser usado no Samson Assuta Ashdod University Hospital. Esse tratamento vem na forma de um chapéu especial que o paciente usa durante o tratamento do câncer. Enquanto usa o dispositivo, fluidos de resfriamento são injetados nele, o que ajuda a manter a temperatura do couro cabeludo em apenas 20 graus Celsius (68 graus Fahrenheit).

Durante os tratamentos contra o câncer, os folículos ao redor da raiz do cabelo encolhem e o sangue não flui para a raiz do cabelo. Por esse motivo, a raiz do cabelo não é danificada em decorrência do processo de quimioterapia.

Esse tratamento está disponível para os pacientes da Assuta sem a necessidade de encaminhamento ou compromisso exclusivo, mas como parte da rotina de tratamento.

O avanço tecnológico é crucial no tratamento do câncer

“Felizmente, o progresso tecnológico torna possível não apenas lidar com a doença em si, mas também com os efeitos colaterais derivados [do câncer] e os tratamentos para ela. O fenômeno da perda de cabelo para pacientes de quimioterapia causou-lhes grande trauma. Felizmente, hoje demos mais um passo para tornar esse fenômeno uma coisa do passado”, afirmou a Dra. Larisa Rivo, diretora do Instituto de Oncologia.

“O câncer é uma doença complexa e desafiadora, mas, ao contrário do que acontecia no passado, a medicina atual tem uma grande variedade de ferramentas para tratar, lidar e curar a doença. O progresso tecnológico significa que muitas doenças podem agora ser tratadas e até mesmo vencidas”, acrescentou ela.

Fonte: The Jerusalem Post e Israel Trade | Foto: Ivan Samkov