Historiador israelense Benny Morris em evento da Câmara Brasil Israel

benny_morris

A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria promoveu nesta quarta – feira, 19 de fevereiro, no auditório do Banco Daycoval, palestra com o professor Benny Morris, que está no Brasil para o lançamento da edição em português do seu livro “Um Estado, dois Estados – Soluções para o conflito Israel –Palestina”.

O conceituado historiador, escritor e professor da Universidade Ben Gurion, que tem mais de dez livros publicados, ministrou a palestra “A realidade no Oriente Médio nos dias de hoje”, na qual avaliou a viabilidade das soluções propostas sob a luz de realidades contrárias e complicadas de israelenses e palestinos, fazendo um retrocesso desde a origem dos conflitos com a independência do Estado de Israel, em 1948, até os dias de hoje.

“Sou pessimista com relação a uma solução pacífica para o conflito. Os palestinos não querem fazer a paz. Eles rejeitam a proposta de dois Estados e vem fazendo jogos diplomáticos para nunca assinarem um acordo, pois acreditam que o tempo corre a favor deles, já que estão se tornando cada vez mais numerosos. Muitos israelenses acreditam e querem a solução de dois Estados, porém a ocupação e a expansão dos assentamentos faz com que o país seja visto pela comunidade internacional como o grande vilão”, declarou Benny Morris.

“Para complicar ainda mais a situação de Israel, há diversos conflitos acontecendo na região. Eles não estão relacionados com o problema palestino mas afetam Israel diretamente, como o aumento do poder do Islã como reflexo da Primavera Árabe em vários países e o projeto nuclear do Irã. Ambos representam um perigo para Israel e sua existência”, complementou o historiador. Apesar de todo o pessimismo, Morris recomenda que os dois lados lutem pela paz e que façam esforços concretos para se chegar a ela.

“Benny Morris é um renomado acadêmico que fez uma explanação sobre a evolução desse conflito que vem se perpetuando pela ausência de vontade de se chegar à paz. As pessoas puderam entender melhor o contexto geopolítico da região e, mais uma vez, a Câmara cumpriu o seu papel de trazer informação e permitir que seus membros tenham uma clara visão dos acontecimentos”, frisou o presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, Jayme Blay.

Para o empresário Isaias Feigenson, a palestra foi fantástica. “Benny Morris nos apresentou uma visão realista e prática, apresentando os dois lados do conflito”, destacou.

O evento aconteceu com o apoio do Banco Daycoval, da Federação Israelita do Estado de São Paulo e do Hospital Israelita Albert Einstein.