Governo de Israel busca parceria com estados do Nordeste

Três acordos de cooperação técnica deverão ser firmados entre o governo de Pernambuco e Israel, com foco nos setores de Segurança Pública e Pesquisa e Desenvolvimento. Além desses, há o segmento de Tecnologia na Gestão da Água, em que as negociações estão avançadas.

Nas próximas semanas, já deverá ser assinado contrato entre a empresa israelense Mekorot e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), para intervenções para melhor utilização da água, além de sua reutilização e tratamento.

A comitiva de Israel está em missão no Nordeste, visitando os estados do Ceará, Pernambuco e Bahia. Depois de visitar Fortaleza, Recife foi o segundo ponto dos três estados considerados estratégicos da região. Hoje, o cônsul para assuntos econômicos de Israel no Brasil, Roy Rosenblatt – Niy, chega a Salvador.

“O Nordeste apresenta o maior percentual de crescimento brasileiro e queremos aproveitar esse momento para mostrar áreas em que temos experiência e na qual podemos agregar nesses lugares”, disse o cônsul, lembrando que Israel já fez . parcerias tecnológicas com mais de 30 países, sempre buscando avanços tecnológicos e inovação.

“A questão da Segurança Pública, por exemplo, é um ponto que, infelizmente, foi preciso avançar muito em Israel. E por isso temos muito a compartilhar. Nos foi apresentado o balanço de crimes em Recife e em todo o estado de Pernambuco e percebemos que a redução já foi impressionante, mas pode cair mais com o que temos a apresentar em tecnologia e consultoria”, afirmou, citando os encontros que teve com os gestores das pastas de Defesa Social da PCR e do governo do Estado, nos quais apresentou instrumentos como câmeras inteligentes e consultoria técnica em monitoramento de centrais de comando e de sistemas prisionais.

Outro desdobramento é o setor de Pesquisa e Desenvolvimento (PeD). “Pernambuco possui um instinto empreendedor. Comprovei isso visitando o Porto Digital, um palco de empresas interessadas em crescer com inovação. Faremos o maior esforço para cooperar com Pernambuco e trazer pra cá conceitos que aplicamos há anos em países como a China, principalmente em inovação tecnológica de produto”, adiantou. Não foram divulgados valores a serem firmados. Segundo Roy Rosenblatt, cada empresa vai orçar e negociar quanto vai custar cada serviço prestado ou produto a ser desenvolvido.

A parceria entre Pernambuco e Israel é histórica. Na década de 1970, foi implementado um acordo entre Israel e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) para irrigação em Petrolina; e mais recentemente, em 2011, o governo de Israel anunciou a construção de uma fábrica da Netafim, no Cabo de Santo Agostinho, para tratar de irrigação em gotejamento inteligente, com investimentos de R$ 10 milhões. Atualmente, a unidade passa por uma expansão, que vai elevar a produção em 50%. É a segunda unidade brasileira do grupo. A primeira fica em Ribeirão Preto (SP).