Eric Schmidt, presidente do Google, que administra Inovação Endeavors, um fundo de capital de risco lançou recentemente uma iniciativa para conectar empresas de tecnologia agrícola israelenses com empresários dos EUA. A iniciativa faz parte do projeto Farm205 do fundo executado em parceria do Google com as multinacionais Flextronics, Dupont e empresas similares.
Muitas empresas israelenses trabalham no desenvolvimento de tecnologias que reduzem o período de crescimento da produção e, assim, usam menos água, enquanto se esforçam para ajudar a resolver o problema global da insegurança alimentar e nutricional. Esta iniciativa tem como objectivo permitir o contato entre as grandes empresas com empresas menores que atuam nas áreas de alimentos e agricultura, para avaliar suas tecnologias e receber treinamento, assim como o aconselhamento de diretores experientes. Não está incluso nenhum investimento financeiro nas empresas jovens.
No entanto, essas parcerias podem, eventualmente, levar a investimentos, se necessário, na circunstancia apropriada.
Dror Berman, sócio e diretor do fundo destacou a ponto de que, em 2050, haverá cerca de 10 bilhões de bocas para alimentar a nível mundial e cabe a tecnologia para realizar o seu potencial para ajudar a cumprir este importante desafio. É um projeto importante, pois pode ser uma inspiração para demais projetos de outras cooporações, que podem utilizar as tecnologias isralenses para seu negócio.
Uma ótima oportunidade para o público em geral é a Agritech, a 19º Conferência e Exposição Internacional de Agricultura, que acontecerá em Tel Aviv, Israel, nos dias 28 a 30 de abril, 2015. Estaremos levando um grupo brasileiro para esta feira, entre em contato conosco para mais informações.
Fonte: Israel Agri