Fusão entre gigantes offshore vai criar empresa de US $ 4,4 bilhões

Empresas israelenses Delek Drilling e Avner Oil Exploration anunciou ter cumprido  todas as condições necessárias para a fusão das duas empresas que fazem parte do conglomerado Delek Grupo em uma nova entidade que teria um valor de cerca de US $ 4,4 bilhões (mercado de 16 bilhões de shekels ).

A data de fechamento da fusão de parcerias entre a Delek Drilling ea Avner Oil aconteceu nesta quarta-feira, 17 de maio, e a negociação das ações da nova empresa deve começar em 21 de maio, disseram as duas empresas em comunicado conjunto ao site O Petróleo.

Via Delek Drilling e Avner Oil, o Delek Group detém  participações nos campos offshore de gás natural de Israel Tamar e Leviathan.

Em novembro do ano passado, a Delek Drilling e a Avner Oil Exploration – os parceiros mais pequenos no campo Leviathan junto com a americana Noble Energy – disseram ter assinado cartas de compromisso do HSBC e do JP Morgan e os fundos entre US $ 1,5 bilhão e US $ 1,75 Bilhões seria usado para a fase de desenvolvimento A1 do campo.

Em fevereiro deste ano, os parceiros do campo Leviathan ratificaram a decisão final de investimento para a primeira fase de desenvolvimento, o que implica um investimento bruto de capital de US $ 3,75 bilhões . A Noble Energy – que opera o Leviathan com uma participação de 39,66 por cento – disse na época que sancionou a primeira fase do projeto, visando as primeiras vendas de gás para o final de 2019.

Além da fusão da Delek Drilling e da Avner Oil, o Delek Group participou recentemente de uma transação no exterior com a aquisição do operador de gás e petróleo do Mar do Norte, Ithaca Energy, como parte do plano do grupo israelense de ganhar mais exposição internacional.

No mês passado, Ithaca Energia disse que as condições da oferta de compra em dinheiro pelo Grupo Delek haviam sido satisfeitos e acionistas de Ithaca tinha aceite  a oferta, que valoriza as ações da alvo de aquisição em US $ 646 milhões.