Ferramenta digital inédita no Brasil analisa a concorrência para aumentar a competitividade das empresas

As gigantes do e-commerce estão batalhando por consumidores no mercado do varejo online, cujo faturamento previsto para este ano é de R$ 28 bilhões, segundo o e-bit. Isso mostra que o mercado digital está cada vez mais competitivo e merece uma atenção especial das empresas. Para sair vitorioso dessa batalha é necessário planejar uma estratégia de marketing com conhecimento nos concorrentes; se não, é construir um caminho no escuro.
Atento a esse cenário, o DOT digital group – formado por empresas especializadas em inteligência competitiva e estratégias digitais,  trouxe para o Brasil e disponibiliza para o mercado, com exclusividade, a ferramenta SimilarWebPro, capaz de apontar onde estão e como atuam os concorrentes de qualquer empresa, de forma clara e sem mistificação. Acessível tanto a pequenas quanto a grandes empresas, sua utilização requer um investimento mensal  entre $99 (a versão básica) e $499 (a versão avançada). “A análise competitiva que a SimilarWeb efetua é o grande segredo da construção de uma estratégia de marketing”, afirma Luiz Alberto Ferla, presidente do DOT digital group.
“Sabendo quem são seus concorrentes, o que fazem e como fazem para atrair e fidelizar clientes, fica mais fácil sair na frente e aumentar a lucratividade”, ressalta Urgel Augustin, Business Development Director do DOT digital group, que concorda com Gabriel Platt, Analista de Negócios do grupo, quando diz que “conhecimento é poder e quanto mais você souber sobre seus concorrentes, melhor será o impacto do seu marketing”.
Criada por uma empresa israelense, a ferramenta tem como diferencial o aprofundamento dos dados e a usabilidade. Segundo Daniel Buchuk, Head of Brand & Strategy da SimilarWeb, há uma demanda crescente para a inteligência competitiva online e as ferramentas existentes no mercado são, muitas vezes, complexas e inacessíveis para o mercado médio. “Não existem soluções quando se trata de ideias de tráfego para países além dos EUA. Nós criamos uma plataforma que não é apenas fácil de usar, mas que também permite aos usuários internacionais detalhar as ideias que precisam. Os dados que fornecemos não existem em qualquer outro lugar”, afirma Buchuk.
Conheça as funcionalidades mais importantes da ferramenta para monitorar os concorrentes (www.knowtec.com/similarweb):
Nível do tráfego
Monitorar o nível de tráfego dos seus concorrentes é importante para saber se sua estratégia digital está sendo efetiva. Com a SimilarWeb Pro é possível perceber os picos de tráfego das empresas durante um período, analisar e compreender esses dados. Quando o concorrente tem picos elevados, por exemplo, é provável que tenha investido em campanhas periódicas.
Demografia dos consumidores
Analisar a origem do tráfego para o portal é importante, pois é possível identificar uma nova oportunidade de negócio. Esse é um tipo de informação relevante, que deve ser compreendida, pois pode ser uma oportunidade para investir em mídias digitais no local, por exemplo, ou de adaptar a estratégia de marketing digital para um novo cenário.
Fontes de tráfego
Conhecer as fontes de tráfego dos concorrentes nos dá uma ideia de onde os investimentos em marketing estão sendo direcionados. Também possibilita compreender a força da marca e o quanto ela é atraente nas redes sociais.
Visualizando os detalhes de uma das fontes de tráfego, o Referrals, é possível visualizar os sites que referenciam seus concorrentes. Com isso você tem uma noção de onde eles estão investindo e quais portais seus consumidores estão acessando.
Páginas populares
A ferramenta mostra um ranking de páginas com o respectivo percentual de popularidade.  Analisando este ranking, você descobre quais os produtos mais vendidos e a preferência dos consumidores de seus concorrentes.
Além desta análise, é importante que você acesse periodicamente o site de seus concorrentes e repare no conteúdo e layout da página, promoções e preço de produtos. Quais produtos foram introduzidos e quais produtos estão sendo liquidados.
“O SimilarWeb é uma das ferramentas que auxiliam na pesquisa de monitoramento de seus concorrentes, mas é muito importante que você faça uma boa gestão e construa uma base de conhecimento. Com isso fica mais fácil conhecer a estratégia de seus concorrentes e criar valor em seu negócio diferenciando-se dos seus competidores”, destaca o presidente do DOT digital group, Luiz Alberto Ferla.