FACEBOOK EM BREVE VAI RECONHECER VOCÊ EM QUALQUER FOTO POSTADA NA REDE

facebook em breve vai reconhecer voce em qualquer foto postada na rede Facebook em breve vai reconhecer você em qualquer foto postada na rede

Você já parou para pensar que o Facebook é “dono” da maior coleção de fotos do mundo? Isso mesmo, a cada álbum que você cria, com a festa da firma, a cada selfie de suas férias ou balada, ele acumula mais e mais informações.

O Facebook usa uma tecnologia com o nome de DeepFace, ela  foi comprada por Zuckerberg em 2012 de uma empresa israelense. A DeepFace tem um nível de sensibilidade muito alto, e por isso , ela tem a incrível marca de 87.5% de acerto imediato. Ou seja, é quase tão bom quanto nós humanos em reconhecer o rosto de alguém conhecido. Só tem um probleminha: o DeepFace “conhece” 1.3 bilhão de pessoas.

Com certeza você já reparou que ao você subir fotos com rostos  o Facebook identifica  seus amigos e ainda faz algumas sugestões? Então, Yann LeCun, afirmou no artigo que li, que em breve, a rede vai ser  ainda mais inteligente. Imagine você que, em cada uma das 400 milhões de fotos postadas todos os dias, o DeepFace conseguirá reconhecer e avisar a todos os presentes na foto, mesmo que você nem saiba que uma foto sua tenha sido postada.

Invasão de privacidade? Que nada, a intenção é justamente outra. Ao emitir o alerta, você terá a opção de desfocar o seu rosto, caso não queria ser reconhecido naquela foto.

Todo esse progresso é possível porque os algorítimos criados para este programa utilizam o conceito de “deep learning” que, em uma tradução mais ou menos aproximada quer dizer “aprender com profundidade”. Ou seja, o DeepFace foi ensinado a reconhecer um determinado padrão de pixels como sendo de um rosto humano. E, em outro momento, que rostos com o mesmo padrão tendem a ser da mesma pessoa. Parece complicado, e é, na verdade. Coisa de gênio, mesmo!