Você já parou para pensar que o Facebook é “dono” da maior coleção de fotos do mundo? Isso mesmo, a cada álbum que você cria, com a festa da firma, a cada selfie de suas férias ou balada, ele acumula mais e mais informações.
O Facebook usa uma tecnologia com o nome de DeepFace, ela foi comprada por Zuckerberg em 2012 de uma empresa israelense. A DeepFace tem um nível de sensibilidade muito alto, e por isso , ela tem a incrível marca de 87.5% de acerto imediato. Ou seja, é quase tão bom quanto nós humanos em reconhecer o rosto de alguém conhecido. Só tem um probleminha: o DeepFace “conhece” 1.3 bilhão de pessoas.
Com certeza você já reparou que ao você subir fotos com rostos o Facebook identifica seus amigos e ainda faz algumas sugestões? Então, Yann LeCun, afirmou no artigo que li, que em breve, a rede vai ser ainda mais inteligente. Imagine você que, em cada uma das 400 milhões de fotos postadas todos os dias, o DeepFace conseguirá reconhecer e avisar a todos os presentes na foto, mesmo que você nem saiba que uma foto sua tenha sido postada.
Invasão de privacidade? Que nada, a intenção é justamente outra. Ao emitir o alerta, você terá a opção de desfocar o seu rosto, caso não queria ser reconhecido naquela foto.
Todo esse progresso é possível porque os algorítimos criados para este programa utilizam o conceito de “deep learning” que, em uma tradução mais ou menos aproximada quer dizer “aprender com profundidade”. Ou seja, o DeepFace foi ensinado a reconhecer um determinado padrão de pixels como sendo de um rosto humano. E, em outro momento, que rostos com o mesmo padrão tendem a ser da mesma pessoa. Parece complicado, e é, na verdade. Coisa de gênio, mesmo!