Facebook deve comprar empresa israelense de controle gestual por US$ 60 milhões

O Facebook não está engajado apenas com sua rede social, a companhia é uma das grandes do setor de tecnologia e informação. Exatamente por isso está estudando diversas novas tecnologias no mundo inteiro, ela até está tentando oferecer conexão no mundo inteiro através do Internet.org, inclusive o projeto pode chegar ao Brasil com drones. A empresa também tenta inovar com a realidade virtual, afinal, a Oculus VR foi comprada por Mark Zuckerberg há algum tempo.

De acordo com fontes próximas ao Facebook, a companhia está fechando um negócio para comprar a Pebbles Ltd., uma empresa de Israel que desenvolve tecnologias de controle gestual. O negócio deve fechar em US$ 60 milhões, até o momento nenhum representante se pronunciou para confirmar a veracidade da informação.

Há pouco a Pebbles estava trabalhando em parceria com a Oculus VR, fornecendo uma tecnologia que permite os usuários interagirem com dispositivos via gestos com as mãos; então a aquisição não é tão surpresa. Diferente de outras tecnologias, o recurso oferecido pela Pebbles permite que os usuários do Oculus Rift visualizem imagens de suas mãos no ambiente de realidade virtual.

Na maioria dessas tecnologias os usuários até podem “ver” seus corpos, mas geralmente é alguma versão gerada digitalmente pouco realista. Na realidade, em boa parte eles não veem nada relacionado aos seus corpos físicos. Com a opção do Pebbles é até possível visualizar detalhes como cicatrizes, roupas e acessórios que estão nas mãos dos usuários.

A companhia de Israel fica em Kfar-Saba, atualmente emprega cerca de 50 profissionais do setor de tecnologia. O país está se mostrando extremamente importante para o mercado de realidade virtual e aumentada, outras empresas israelenses estão se destacando no setor. Por exemplo, a PrimeSense, que ajudou a Microsoft com o Kinect.