FAB usará dois veículos aéreos não tripulados na missa do papa

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai utilizar dois veículos aéreos não tripulados (Vants, também conhecidos como drones) na Jornada Mundial da Juventude, em Guaratiba, na zona oeste do Rio. As aeronaves, modelo RQ-450, serão empregadas no Campus Fidei (Campo da Fé, em latim) nos dias 27 e 28 (sábado e domingo), quando serão realizadas respectivamente a vigília e a missa de encerramento da jornada.

Os Vants vão operar a partir da base aérea de Santa Cruz, também na zona oeste. Voarão em uma altitude de 2 a 3 quilômetros. Os RQ-450, fabricados pela Israelense Elbit Systems, são equipados com uma câmera colorida de alta resolução que envia os dados ao vivo por meio de um sistema de transmissão de dados. Também é possível obter imagens em preto e branco com o uso de um modo infravermelho, que permite identificar pessoas à noite ou sob copas de árvores, por exemplo.

Com 10,5 metros de distância entre as pontas das asas e 6,1m de comprimento, os Vants são pintados em cores claras e podem atingir até 5.500 metros de altitude. A autonomia de voo é de 16 horas. Com um motor pequeno, emitem pouco ruído. Isso dificulta que a presença das aeronaves seja percebida por quem está no solo.

O RQ-450 é comandado por uma dupla de pilotos que permanecem em uma cabine de controle no solo. Um mouse substitui o manche. A FAB possui atualmente quatro aeronaves deste tipo – as duas últimas foram incorporadas à frota da Aeronáutica no início deste ano. Os veículos são operados pelo Esquadrão Hórus, localizado em Santa Maria (RS). Militares do esquadrão treinados para operar os Vants já estão no Rio desde a semana passada.