FAB contrata empresa israelense para manutenção em dois drones

A Força Aérea Brasileira (FAB) contratou a Israel Aerospace Industries (IAI) para revisão e manutenção em duas aeronaves não tripuladas Heron-I (designação militar RQ-1150).

O aviso do contrato firmado por meio de inexigibilidade de licitação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 05 de março de 2024, e estabelece que a IAI, fabricante do Heron-I, prestará serviços de suporte logístico aos dois drones RQ-1150 operados pelo 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação (1º/7º GAv) “Esquadrão Orungan”, sediado na Base Aérea de Santa Cruz (RJ).

O portal Metropoles entrou em contato com a FAB para obter mais detalhes do contrato. Leia abaixo a nota sobre o contrato com a Israel Aerospace Industries:

“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que a contratação de serviços de suporte logístico ao sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) Heron-I é feita por inexigibilidade de licitação, uma vez que os serviços demandados serem fornecidos de forma exclusiva pelo fabricante das unidades, conforme prevê a Lei nº 14.133.

A contratação em pauta visa a permitir a manutenção e o fornecimento de peças para a frota das aeronaves, que desempenham missões estratégicas de defesa e proteção do território brasileiro: Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR).

O valor total do contrato para os serviços é de R$ 86,1 milhões, a ser empenhado conforme orçamento disponível e necessidade, e inclui suporte para manutenção durante um período de 58 meses, cobrindo 2.417 horas de voo, visitas técnicas, revisão (overhaul) de motores e fornecimento de componentes.”

A chegada dos IAI Heron-I na FAB

Em 2009, a Polícia Federal (PF) comprou os dois IAI Heron-I por R$ 27 milhões, com o objetivo de atender um programa de vigilância na região de fronteira de Foz do Iguaçu (PR). Em 2016 elas foram armazenadas em um depósito da PF na cidade de São Miguel do Iguaçu (PR), até que em 08 de janeiro de 2019 foram transferidos para a FAB.

Em meados de 2019, os RQ-1150 Heron-I foram incorporados pela Esquadrilha IVR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) do 1º/7º GAv “Esquadrão Orungan”, onde receberam as matrículas 7820 (ex. PP-XXL) e 7821 (ex.PP-XXM). O primeiro voo na FAB ocorreu em novembro de 2019, com o FAB 7820 voando 40 minutos na área de Santa Cruz (RJ).

A função da Esquadrilha IVR no 1º/7º GAv é disseminar conhecimentos e doutrinas relacionados ao emprego dos sensores imageadores aeroembarcados nas aeronave P-3AM Orion e RQ-1150 Heron-I.

Além dos Heron-I, a FAB possui outros modelos de drones fabricados pela Israel Aerospace Industries em sua frota. Os Hermes 450 (RQ-450) e Hermes 900 (RQ-900) são operados pelo 1º/12º GAv “Esquadrão Hórus” sediado na Base Aérea de Santa Maria (RS).

Fonte: Revista Força Aérea / Foto: Sgt. Johnson – FAB