Evolução molecular e genética foram temas da palestra promovida pela Câmara Brasil Israel e Hospital Albert Einstein

A Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, a Sociedade Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém e o Hospital Israelita Albert Einstein, promoveram, na última sexta-feira, 26 de junho, a palestra “Mind and epigenetics: the molecular basis of human evolution”, com o professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, e pesquisador, Dr. Liran Carmel.

Nesta palestra ministrada para 60 profissionais da área de saúde, Dr Carmel falou sobre Evolução molecular e Genética, mencionando a visão recente sobre a Evolução Humana, os avanços nos conhecimentos sobre a sequência do DNA e os genomas dos Neanderthals e dos Denisovans (espécies dos ancestrais dos humanos modernos).

“Nós humanos temos elementos genômicos exclusivos, o que nos torna diferentes dos demais” apontou prof Carmel durante sua palestra. “Se compararmos os humanos e os chimpanzés, espécie mais próxima aos seres humanos, percebemos que temos em torno de 98,8% da composição de nosso DNA idêntica ao deles, e mais de 99% das proteínas também são iguais”, ressalta o pesquisador.

O laboratório do Dr. Liran na Universidade Hebraica de Jerusalem está envolvido em uma série de projetos que envolve a análise de informação sequencial (relacionado com o DNA) de última geração, entre eles, a identificação dos genes que geram doenças e mutações em humanos.

Eduardo Novogrebelski, membro do Board da Sociedade Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém comentou ao término da palestra “A conferência que acabei de assistir é de uma qualidade insuperável, tanto pelo conferencista, como pelo tema e pela audiência”.

platéia cheiaPlatéia cheia

Prof. Carmel conversou com s profissionais após a paletsraProfessor Liran Carmel conversando com os profissionais após a palestra