Estudo inédito de israelenses irá ajudar com vários problemas ambientas causado pela poluição.

Não jogue fora óleo de cozinha usado! Você pode convertê-lo em biodiesel no seu micro-ondas para usar no seu carro. Uma equipe de cientistas da Universidade Bar-Ilan em Israel desenvolveu uma técnica de processamento inédita que transforma óleo de cozinha usado em combustível para automóvel de uma maneira econômica.

Biodiesel que vem de óleos naturais e gorduras podem a principio, afastar carros e caminhões da gasolina e do diesel fabricados a partir de combustíveis fósseis. É um combustível biodegradável, renovável e não tóxico. Ele também emite menos hidrocarbonetos e dióxido de carbono do que os combustíveis convencionais de transporte e poderia ser uma solução para o problema da poluição ambiental que causa vários tipos de doenças (asma, rinite, bronquite e tuberculose) e problemas ambientais tais como chuva ácida e efeito estufa.

Uma variedade de matérias-primas que contenham ácidos graxos, tais como óleos vegetais ou gorduras animais, foi testada para a produção de biodiesel. Mas o alto preço do óleo vegetal descartou seu uso para fabricação de biodiesel. O óleo descartado de cozimento é, portanto, a fonte preferida porque é um resíduo ambiental gerado em toneladas em todo o mundo.

Agora, Aharon Gedanken e seus colegas do Depto. de Química da Universidade de Bar-Ilan reivindicam ter desenvolvido um método mais simples e acessível. Usando um forno de micro-ondas e esferas revestidas com catalisador, eles criaram uma nova maneira de converter óleo de cozinha usado em biodiesel, segundo o relatório publicado por eles na última edição da Revista American Chemical Society / Energy & Fuels.

Os pesquisadores desenvolveram esferas de dióxido de silício revestidas com um catalisador, nanopartículas de óxido de estrôncio, e adicionaram a elas o óleo desprezado por um restaurante próximo à Universidade. Depois disso, eles “eletrocutaram” a mistura num forno de micro-ondas modi­cado para estimular a reação química chamada transesteri­ficação (reação química entre um éster (RCOOR’) e um álcool (R’’OH) da qual resulta um novo éster (RCOOR’’) e um álcool (R’OH)).

De acordo com o relatório, quase 100% do óleo de resíduos foi convertido em biodiesel em apenas 10 segundos. Os pesquisadores também conseguiram recuperar as esferas e reutilizá-las, pelo menos, 10 vezes com resultados semelhantes. O biodiesel obtido a partir de resíduos de óleo pode ser usado “sem a necessidade de grandes modifi­cações na estrutura física do motor em veículos de transporte”, disse o relatório.

“Assim, a produção de biodiesel rápido e e­ficiente com base no catalisador sólido, juntamente com radiação contínua do micro-ondas, pode ser um processo importante para a transformação de óleo de cozinha usado”, disseram os cientistas, acrescentando que o seu relatório é o primeiro passo para a construção de uma planta piloto semi-industrial para fazer biodiesel a partir de resíduos de óleo.

Fonte: Pletz