Estudantes israelenses desenvolvem sistema que economiza água do chuveiro

shower-head

Felizmente, o inverno passado trouxe uma grande quantidade de chuva a Israel. Mas outro fenômeno típico do inverno israelense está sendo motivo de muito desperdício dessa preciosa água: Deixar a água do chuveiro correndo por minutos até que ela esquente.

Uma típica habitação israelense de quatro a cinco indivíduos consome uma quantidade anual de 110 metros cúbicos de água por pessoa, de acordo com relatórios. Quando fazemos as contas, a quantidade média de água desperdiçada até se chegar à temperatura adequada é de oito litros por dia, ou três metros cúbicos por ano. Quando somamos esses números, descobrimos que mais ou menos 37 milhões de metros cúbicos são desperdiçados anualmente, especialmente no inverno, quando as pessoas esperam até duas vezes mais tempo para a água aquecer.

Um novo sistema, chamado “Has-Ham”, desenvolvido pelos estudantes Yossi Taplitzky, Ofer Zakun e Guy Almagor, sob a orientação do Dr. Shimon Leinkin e Dr. Irit Avrahami do Departamento de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da Universidade Ariel, foi projetado para reduzir o desperdício de água em água doce conservação e reencaminhamento de volta para uso doméstico. O sistema, que é instalado em chuveiros, recolhe a água fria que corre enquanto as pessoas estão esperando por ele para ficar mais quente.

O sistema armazena a água até que a água quente chega ao chuveiro e só então direciona para uso do consumidor. Ao mesmo tempo, a água é bombeada para fora do tanque de armazenamento e está pronta para re-utilização. O sistema utiliza sensores de temperatura que controlam o fluxo de água para as torneiras. Em essência, o sistema reconhece a água fria através dos tubos e garante que, em vez de fluir para fora da torneira, são dirigidos para os tanques de armazenagem para ser re-utilizado depois.