Especialista israelense em energia solar visita a UFPE.

O professor da Universidade Ben-Gurion do Negev, em Israel, Jeffrey Gordon, especialista em energia solar está no Recife. A partir desta quarta-feira, ele participa de atividades de pesquisa e extensão no Grupo de Fontes Alternativas de Energia (FAE) do Centro de Energias Renováveis (CER) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A programação segue até o dia 21 deste mês. O destaque é a palestra “Progressos no desempenho de células solares de elevada eficiência por meio da reciclagem de fótons emitidos operando sem concentração da radiação solar”, que será ministrada pelo especialista às 10h do dia 15 deste mês, no Centro de Energias Renováveis da UFPE. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 13 pelo telefone (81) 2126.7326.

Na palestra serão mostrados resultados experimentais originais. O aproveitamento de fótons emitidos durante o processo de recombinação radiativa é uma importante alternativa para aumentar a eficiência das células solares. Este processo não requer concentração da radiação solar, diferentemente de processos que permitiram obter elevadas eficiências, trabalhando, porém, com elevadas concentrações. A realização experimental desse conceito foi demonstrada e publicada recentemente pelo professor Gordon e sua equipe.

Desde 1978, Jeffrey Gordon é membro do corpo docente do Departamento de Energia Solar e Física do Meio Ambiente da Universidade Ben-Gurion do Negev, localizado no Boqer Campus, em Israel. O professor realiza atividades de pesquisa e ensino na área de sistemas ópticos avançados, ciência solar, física de células fotovoltaicas e sínteses de novos nanomateriais. Tem doutorado na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e pós-doutorado no Instituto de Ciências Weizmann, em Israel.

Fonte: Diario de Pernambuco.