Equipamento criado por israelenses transforma lixo orgânico em biogás

Cozinhar alimentos com combustíveis sólidos como madeira e carvão vegetal parece ser uma das opções mais saudáveis, mas… a Organização Mundial da Saúde afirma que até 4,3 milhões de mulheres e crianças morrem anualmente direta ou indiretamente pelos efeitos causados por estes combustíveis.

Esta informação chegou até os israelenses da HomeBioGas através do secretário geral das Nações Unidas Ban Ki-moon, durante uma visita ao presidente israelense Reuben Rivlin em 2014, onde ele expressou a necessidade global de uma solução sustentável e segura para questão, nomeando o biodigestor criado pela companhia, HomeBioGas TG, a resposta para tal problema.

O biodigestor funciona através da energia gerada por alimentos orgânicos, como restos de comida, que é convertida em combustível biogás, uma combinação de gás metano e dióxido de carbono. Este combustível pode ser usado para cozinhar ou aquecer ambientes, sem gerar odores desagradáveis, já o líquido gerado após o uso do gás pode servir como fertilizante para a terra.

HomeBioGas TG é resultado de anos de pesquisas sobre outros biodigestores existentes na China e na índia. A equipe israelense chegou à conclusão de que as populações carentes precisavam de um modelo inteiramente novo, a fim de ser lançado na América Latina, Ásia e África. O produto foi testado primeiramente numa comunidade beduína em Israel e hoje é vendido separadamente por $2, 500 dólares. O vídeo abaixo explica o funcionamento do HomeBioGas TG: