Entrevista com Roy Rosenblatt Nir – novo presidente da Câmara Israel – Brasil de Comércio e Indústria, com sede em Israel

Liane Gotlib Zaidler para a Câmara Brasil Israel

Roy Rosenblatt Nir, diplomata israelense, que passou seis anos no Brasil como Cônsul para assuntos econômicos e foi o responsável pela reestruturação que transformou o escritório brasileiro na maior Missão Econômica de Israel, foi designado presidente da Câmara Israel – Brasil de Comércio e Indústria, com sede em Israel. Ele nos fala sobre suas expectativas e como trabalhará para incrementar o comércio entre Brasil e Israel .

Como foi sua experiência no Brasil  à frente  da Missão Econômica?

O trabalho à frente da Missão Econômica foi fascinante e realizamos muito em parceria com a Câmara Brasil-Israel.  Quando cheguei ao país em 2008  tínhamos apenas dois funcionários e hoje, o escritório brasileiro é considerado o maior fora de Israel.  Naquele período, os investidores estrangeiros não se sentiam muito atraídos pelo país. Passados seis anos posso afirmar que muita coisa aconteceu e que hoje temos um volume de comércio entre os dois países que não apenas aumentou, como também se diversificou. Israel passou a exportar alta tecnologia, equipamentos médicos e tecnologia em recursos hídricos e segurança. Já o Brasil, cujo foco era a exportação de fertilizantes  e commodities como carne, açúcar, soja e café, passou a exportar móveis, plásticos, calçados e produtos químicos.

Quais suas principais expectativas e metas como novo presidente da Câmara Israel Brasil? 

Minha principal meta é a de renovar a Câmara, que atualmente não ocupa o papel que deveria neste cenário bilateral, com a realização de atividades, eventos e comitivas que possam atrair mais associados e gerar mais recursos. Espero colocar a Câmara Israel Brasil em um novo patamar  como parte integral nas relações econômicas Israel – Brasil.

Como será o intercâmbio entre as entidades?  Em que medida as duas Câmaras poderão interagir e colaborar para incrementar a corrente de comércio entre os dois países?

A excepcional parceria que sempre tive com a Câmara Brasil Israel e seu presidente Jayme Blay, na busca de um ambiente de negócios construtivo,  vai continuar permeando o meu trabalho.  Acho necessário trabalhar de forma coordenada e harmonizada com a Câmara Brasil Israel e com a Missão Econômica.

Em sua opinião, quais serão os principais desafios e oportunidades no Brasil pós eleições?

Meu primeiro desafio será o de mostrar aos israelenses que a economia brasileira está indo na direção certa. Logo no início do ano pretendo levar um economista brasileiro, à exemplo do evento realizado com  Ilan Goldfajn em São Paulo, para falar aos israelenses e transmitir segurança aos exportadores, mostrando que o país está entrando em uma nova fase de ajustes para que a economia volte a crescer.  Também quero que os brasileiros saibam que Israel é um excelente mercado para  investidores e para os produtos brasileiros.

Como você pretende incentivar os importadores israelenses a comprar mais produtos brasileiros.

Como já morei no Brasil  conheço bem o que o país tem a oferecer. É preciso identificar os setores mais interessantes aos importadores israelenses para juntamente com a Câmara, a Missão e a APEX (Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Governo Brasileiro) apresentar ao mercado israelense os produtos brasileiros. Ainda em 2015 pretendemos organizar uma comitiva de  importadores israelenses de vários segmentos  para visitarem o país e conhecerem melhor os produtos brasileiros.

Quais são hoje as principais dificuldades / empecilhos no relacionamento entre Brasil e Israel?

A falta de conhecimento, a distância, a burocracia e os órgãos regulatórios são fatores que acabam eventualmente assustando  o exportador israelense.

Como os empresários  brasileiros podem conhecer melhor o que Israel oferece?

Creio que as Missões são o melhor caminho para que se conheça o que cada  país pode oferecer, bem como para vislumbrar novas oportunidades de negócios. Também é necessário pensar em outras alternativas como Seminários e Eventos, além de um trabalho de Relações Públicas com a imprensa.

Você já tem algo programado para 2015?

A prioridade número um será o trabalho de reconstrução da Câmara Israel-Brasil, com a implementação de um novo modelo de trabalho mais atraente para os associados e com a realização de muitos eventos. Quero trabalhar de forma coordenada e harmonizada com as entidades parceiras aqui no Brasil para  incrementar as relações econômicas entre Brasil e Israel. Conto  com a parceria da Câmara Brasil-Israel.

roynir