Liane Gotlib Zaidler para a Câmara Brasil Israel
A Pango é uma empresa israelense criada há oito anos e que atua em mais de 50 cidades distribuídas em cinco países com um sistema que funciona por telefone (URA atendimento eletrônico e pessoal), SMS e via aplicativo para celulares e tablets, que indica vagas de estacionamento rotativo na região de interesse do usuário, além da venda de bilhetes eletrônicos. José Eduardo Bekin, diretor da Pango, nos conta sobre a atuação da empresa no Brasil e no mundo.
1.Conte-me sobre como surgiu a Pango:
A Pango surgiu como Start up de uma empresa Israelense, há nove anos próximo a Tel Aviv (Israel).
2. Como funciona o aplicativo Pango Parking?
O aplicativo Pango é simples e fácil de usar. Após cadastrar no site (www.mypango.com.br), basta baixar gratuitamente o aplicativo no smartphone, no próprio site, no Google Play ou App Store; e cadastrar o cartão de crédito ou débito para comprar créditos. Para utilizá-lo, basta estacionar na vaga rotativa e pressionar a tecla de iniciar no aplicativo, neste momento o usuário recebe uma mensagem de que está tudo correto, e o contador de tempo é ativado, indicando a permanência na vaga. Dez minutos antes de para acabar o tempo permitido de permanência, o usuário recebe um aviso por SMS e após a saída com o carro, basta pressionar o botão de parar no aplicativo. Após o cadastramento, o usuário poderá fazer todos esses passos no site da empresa, pelo Call Center Pango (4007-2646), ou ainda via mensagem SMS para a central no número 28595.
3. Em quais países a empresa está presente?
A Pango Mobile Parking esta presente nos EUA, Alemanha, Israel, Polônia, República Tcheca, Grécia e Brasil.
4. Qual o número estimado de usuários?
O número estimado de clientes esta em mais de um milhão ao redor do mundo. Em Curitiba com apenas uma semana em operação, a solução inovadora da Pango contabilizou 1,4 mil usuários cadastrados em um teste limitado apenas em um bairro da Capital. Totalizando o Projeto Piloto com duração de três meses, com mais de 2.000 usuários cadastrados e mais de 3.000 horas em estar utilizadas.
5. Quais as principais vantagens do aplicativo?
Uma das vantagens do Aplicativo da Pango é a possibilidade de operação em conjunto com qualquer tipo de sistema existente. Conseguimos coexistir simultaneamente e harmoniosamente com qualquer sistema seja cartão de raspar, parquímetro, etc. Para o gestor público a retaguarda do sistema gera através das informações passadas, relatórios e telas de gerenciamento como: posição em tempo real; relatório de consultas, notificações e ocupação de vagas e também relatórios de mobilidade urbana customizada.
6. Por que Curitiba foi escolhida como a primeira cidade piloto do Brasil?
Curitiba foi escolhida como a primeira cidade piloto no Brasil por ser uma cidade adepta a novas tecnologia e bem crítica.
7. Como foi a aceitação do aplicativo nesta primeira cidade?
A aceitação do aplicativo foi grande, conforme uma pesquisa qualitativa feita durante três dias, na qual foram entrevistadas 161 pessoas (130 homens e 31 mulheres), com faixa etária de 18 a 65 anos, que utilizaram o aplicativo pelo menos uma vez na semana. Além de aprovaren o aplicativo, os entrevistados afirmaram que indicariam para outras pessoas utilizarem.
8. Quais as cidades alvo no Brasil? Alguma previsão com relação a outras capitais brasileiras?
Qualquer cidade que tenha acima de 500 vagas publicas são nosso alvo no Brasil, o que engloba todas as capitais brasileiras.
9. Você diria que a tecnologia do cartão eletrônico segue uma tendência mundial de utilização de tecnologias mobile em várias áreas de trabalho?
Sim, uma tendência mundial em uso de App (aplicativo), mais pratico, rápido e cheio de funcionalidades.
10. Há algo que gostaria de acrescentar?
A implantação do Projeto não gera nenhum custo para os municípios. A Pango investe em sinalização, marketing, equipamentos de fiscalização e em toda a estrutura necessária para a utilização do aplicativo.
Confira o vídeo explicativo em: http://mypango.com.br/como-funciona/