Empresas usam o Big Data para criar negócios inovadores

Em dezembro, o Financial Times promoveu um seminário no qual foram apresentadas algumas das ideias empresarias mais inovadoras que estão sendo desenvolvidas. Entre elas, destacaram-se aquelas que fazem do uso do Big Data uma grande oportunidade de negócio.

A plataforma Velocity, da Mashable, empresa de desenvolvimento de conteúdo fundada em 2005 em Nova York, é um exemplo disso. Ela tem como principal funcionalidade prever que tipo de conteúdo se tornará viral na internet e nas mídias sociais. O sistema da Velocity é alimentado por massas de dados oriundos de diferentes fontes, como Facebook e Twitter, e, a partir de inteligência artificial e sistemas de classificação, ela “escuta” profundamente os assuntos que estão sendo veiculados nas redes.

A partir de uma análise dos dados disponíveis e com alta precisão, a Velocity rastreia os assuntos tratados na web e consegue prever as histórias que se tornarão logo as mais populares. Devido a sua capacidade de acertar essas previsões, a plataforma está sendo licenciada para uso por agências de publicidade e empresas de marketing.

A Velocity é uma atualização robótica da inovadora ideia que levou ao surgimento da Mashable. Seu fundador, Pete Cashmore, tinha 19 anos quando desenvolveu a ideia de acompanhar as mídias sociais e escrever histórias com conteúdos que antecipavam o que as pessoas estavam desejando conhecer. Atualmente, em um segundo, três histórias contadas pela Mashable são compartilhadas pelas redes sociais, segundo Robyn Peterson, o principal executivo de tecnologia da empresa.

A Signals Group é outra empresa que conseguiu criar bons negócios a partir do Big Data. A empresa israelense trabalha auxiliando as companhias na redução de riscos e de tempo no desenvolvimento de novos produtos. A Signals faz isso ao trazer para dentro das empresas elementos de inteligência militar e a análise massiva de dados. Kobi Gershoni, seu cofundador, foi oficial dos serviços de inteligência de Israel.

A empresa desenvolveu um sistema que mergulha 24 horas por dia na busca de dados que estão disponíveis em uma diversidade de fontes de informação abertas na internet, como notícias sobre negócios, registros de patentes, periódicos científicos, redes sociais e e-commerce, entre outros.

A plataforma da Signals, após se alimentar de uma multiplicidade de dados estruturados e não estruturados, converte essas informações em ideias que ajudam seus clientes a tomar decisões críticas nos negócios dentro de sua cadeia de valor em tempo real. A plataforma inclui recursos de alertas que avisam o cliente assim que ela identifica alguma informação crucial sobre determinado projeto em andamento.