Empresas detentoras de tecnologia israelense participam de evento em Goiás

Cinco grandes empresas detentoras de tecnologia e inovação israelenses participam, nesta quinta-feira (31), do Business to Business (B2B) Acieg e Israel em Goiás.

O evento, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Goiás, por meio da Câmara de Comércio Exterior, visa apresentar aos empresários goianos o que de mais moderno há nas áreas de agricultura, medicamentos, segurança, educação e irrigação, e contará com a presença do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley.

Segundo o presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg, Leopoldo Veiga Jardim, a ideia é que os empresários goianos conheçam as tecnologias dominadas pelo país visitante , para que possam utilizá-las em atividades desenvolvidas no Estado. “O sistema de gotejamento apresentado, por exemplo, representa um salto para um futuro sustentável, atarente para qualquer agricultor do país”, considera.

Durante todo o dia, na sede da Acieg, representantes das empresas convidadas farão exposição sobre a tecnologia dominada, apresentando as possibilidade de aplicação em diferentes áreas no Brasil. O presidente da Acieg, Euclides BArbo, cita como exemplo a Teva, segunda maior produtora de medicamentes genéricos do mundo, fornecedora de acabados e insumos e que possui mais de 46 mil funcionários. “Que empresário não quer conhecer de perto uma empresa desse porte que pode, inclusive, fornecer insumos para a indústria daqui?”, questiona.

Além da Teva, participarão do evento a Figueiredo Ferraz, empresa de engenharia que traz para o Brasil drones agrícolas, utilizados para otimizar a logística nas plantações e controle de rebanhos. A Ituran, por sua vez, irá apresentar tecnologia de monitoramento utilizada na segurança do transporte de cargas, uma demanda crescente no Estado de Goiás. Já a Matific inova ao apresentar plataformas de jogos usadas pedagogicamente, sobretudo no ensino de matemática.

A Netafim, líder no desenvolvimento da agricultura global, traz para o evento a tecnologia que “fez o deserto florescer”, por meio da irrigação por gotejamento. “Essa é uma preocupação importante, sobretudo, numa época em que a água e cada vez mais escassa”, resume Veiga Jardim. Segundo ele, além de conhecer as tecnologias, os empresários goianos poderão estreitar os laços com o país do Oriente Médio. “São inovações que justificam a posição de Israel no mapa da tecnologia mundial”, acrescenta.

Na oportunidade, o embaixador Yossi Shelley falará sobre as oportunidades de negócios entre os dois países. O evento na Acieg é aberto ao público e o ingresso é um quilo de alimento não perecível. O B2B tem o apoio da Secretaria de Governo (Segov), da Secretaria de Desenvolvimento (SED), da Fieg e Faeg.