Os vitrais são uma das principais atrações em muitas igrejas famosas pelo mundo. Uma empresa israelense decidiu levar esse colorido trabalho artístico a um nível superior. Trata-se da Dip-Tech e, graças à sua inovadora solução de impressão digital em vidro, prédios com visual comum se transformam em uma extraordinária referência.
A impressão em vidro não é novidade. Mas imprimir em vidro com tintas cerâmicas duráveis transferindo digitalmente as imagens para os painéis de vidro é revolucionário.
Painel do Harlem Hospital, em Nova York (EUA)
Desde que foi lançada em 2005, na cidade de Kfar Saba, na região de Tel Aviv, a solução exclusiva da empresa transformou hospitais, shopping centers, museus, prédios comerciais e universidades no mundo em obras de arte.
Na Austrália, há o novo Munday Wall, um enorme mural que mostra uma pintura indígena reproduzida em vidro.
O Harlem Hospital em Nova York é outro ótimo exemplo, com sua colorida fachada feita de painéis de vidro nas cores e nos estilos da arte e da cultura do Harlem da década de 1930.
Fachada do banco Barclays, em Paris (França)
O escritório de arquitetura Manuelle Gautrand “vestiu” a fachada da sede francesa do banco Barclays com padrões de mármore dobrados, em um efeito geométrico de origami, usando o vidro impresso digitalmente com tinta cerâmica.
A fachada do Centro Acadêmico Carmel, em Haifa (Israel), destaca coloridos e vívidos retratos de personalidades culturais israelenses conhecidas na parte externado prédio.
Processo de impressão
Painel multicolorido em vidro na Universidade de Exeter, no Reino Unido, obra do artista Alexander Beleschenko
O primeiro passo no processo é que os designers e arquitetos apresentem uma imagem que gostariam de ver em um prédio. Por exemplo, arquitetos da Ventrano conceberam a ideia de um painel de floresta para o complexo comercial AFIMALL, em Moscou.
Eles então usaram o software que transforma arquivos gráficos em imagens prontas para impressão que são ajustadas para resultados excelentes em vidro. Esse processo é exclusivo para impressão digital e jamais poderia ser realizado com métodos tradicionais como a serigrafia.
A “fazenda de vidro”, em Shijndel, na Holanda
O próximo passo é escolher as cores. Diferentemente da impressão UV, as tintas cerâmicas digitais resistentes a condições climáticas da Dip-Tech se fundem ao vidro. E isso as protege do desbotamento. O desenho impresso permanecerá pelo tempo de duração do vidro.
Com informações da revista “Israel21c”