Empresa privada Israelense cria drone tripulado que pode levar duas pessoas e substituir helicópteros

A companhia israelense Urban Aeronautics criou o AirMule, um drone capaz de carregar até meia tonelada, ou duas pessoas. O equipamento foi desenvolvido, principalmente, para uso militar, já que pode chegar a locais de difícil acesso, onde helicópteros convencionais não chegam.

Ainda em testes, a expectativa é de que ao longo de 2016 demonstrações sejam realizadas para potenciais compradores. Em voo, o avião israelense pode atingir velocidades de até 180 km/h.

Apesar da proposta interessante de carregar pessoas em um drone controlado remotamente, é preciso ter em mente alguns empecilhos. O AirMule sofre dos problemas que afetam seus irmãos menores: o raio de voo é limitado a 49 km, enquanto que helicópteros praticamente não possuem limites.

De acordo com os testes realizados até agora, o AirMule voa de forma completamente autônoma: da decolagem, passando pelas manobras, até o pouso, tudo é feito pelo sistema de navegação do aparelho.

Segundo os criadores, o drone tem capacidade de voo mesmo em condições atmosféricas turbulentas, resistindo a ventos de até 88 km/h. Se os correntes de ar forem ainda maiores, ou ocorrer algum desastre, o dispositivo carrega um sistema de paraquedas para amortecer potenciais quedas.