Empresa israelense “vende” o silêncio

Se você já tentou tirar um cochilo no avião, provavelmente gostaria que alguém inventasse uma forma de bloquear o ruído ambiente sem a necessidade de fones de ouvido. A empresa israelense Silentium faz isso: ela desenvolveu um chip de controle ativo de ruído opondo ondas sonoras com a mesma amplitude que o ruído perturbador, o que bloqueia o barulho desagradável – sem o desconforto de tampões de ouvido.

O mais novo uso desta tecnologia é o “Quiet Bubble”, que capta e cancela o ruído ambiente, criando uma “zona de silêncio” em volta dos passageiros de avião e de carro. As aplicações são quase infinitas, conforme os executivos da Silentium demonstraram recentemente no “Salão de Eletrônicos para Consumidores”, em Las Vegas, onde a NBC News escolheu a empresa de tecnologia israelense entre as “Melhores da CES 2013”.

O chip ‘do silêncio’ pode ser instalado por fabricantes de equipamentos de aquecimento, ventilação e ar condicionado, eletrodomésticos, equipamentos médicos, centros de dados, em bancos de carro e de avião — “onde quer que haja problemas de ruído,” explica Yoel Naor, diretor de produtos da empresa com sede em Rehovot, que acrescenta: “Nossa solução de banda larga é capaz de captar o ruído de todas as direções e cancelá-lo”.

A previsão é que esse avanço tecnológico esteja no mercado nos próximos anos.