A necessidade de ampliação da rede móvel no Brasil após a chegada do 5G dá esperanças para a israelense Juganu, fabricante de postes conectados de energia. A empresa equipa seus produtos com small cells 5G e roteadores Wi-Fi 6, ampliando o acesso a redes públicas, e acredita que pode expandir o número de equipamentos instalados de 250 para 3 mil em seis meses.
A vantagem da infraestrutura da Juganu é poder criar uma fonte de receita nova para as concessionárias de iluminação pública. Bruno Gemus, CEO da Juganu no Brasil, em recente entrevista para o site Mobile Time, diz que, para ampliar essa base, a empresa está disposta a arcar com parte do investimento na instalação das luminárias em troca de parte da receita obtida, como um aluguel para as operadoras.
A receita viria da exploração das ERBs, que é um serviço de interesse das operadoras, pois é algo que não impacta a legislação de antenas vigentes nos municípios. O executivo diz que está conversando com grandes municípios e mostrando que a oferta tem valor. “Até o final do ano queremos ter pelo menos uma cidade inteira com a nossa solução. E fazer acordo com duas operadoras móveis para disseminar o 5G em street level”, explica Gemus.
Os postes conectados já estão em 11 cidades brasileiras. Em Araguaína (TO), uma solução de FWA está sendo usada para conectar uma escola a partir de luminária conectada próxima, usando backraul por rádio de 5,4 GHz.
A solução da Juganu não precisa trocar o poste inteiro, sendo necessário apenas trocas das luminárias, que podem vir instaladas com Wi-Fi, small cell 5G, duas câmeras para controle de tráfego e software de telegestão. Hoje, o equipamento é importado de Israel, mas há’a intenção de produção em São Paulo no futuro.
Fonte: InfraRoi – Foto: Karol D