Empresa israelense oferece tecnologia robotizada para tratamento de águas residuais

De acordo com a definição usual, águas residuais são os efluentes líquidos produzidos pelas atividades humanas, provenientes dos mais diversos usos, como o doméstico, comercial, industrial, agrícola ou oriundas de outras situações. Estas águas residuais possuem características alteradas e devem ser recolhidas para um tratamento adequado, antes de serem reutilizadas e/ou devolvidas ao meio ambiente.

Na agricultura, o uso indiscriminado de fertilizantes acarreta problemas para o meio ambiente, dentre eles a contaminação de lençóis freáticos, rios e lagos. Muitos destes fertilizantes levam poluentes orgânicos persistentes (POPs), como dioxinas e metais pesados em sua composição, contaminando animais e plantas que vivem na água – e os seres humanos no final da cadeia alimentar.

Atualmente, cerca de 80% das águas residuais são distribuídas para irrigação agrícola, representando um significativo problema sanitário devido à presença de bactérias, vírus e parasitas na água.

A construção de estações de tratamento de águas residuais é essencial então, para que se possa manter a qualidade das águas dos rios, mares, lagoas e lençóis freáticos, bem como para a manutenção da vida dos organismos desses ambientes. Ela também representa uma oportunidade valiosa tendo em vista que estas águas representam um recurso econômico e ambiental (como na preservação de recursos hídricos, reciclagem de nutrientes, dentre outros).

Empresa israelense oferece tecnologia robotizada para tratamento de águas residuais

Englobando os dois lados essenciais do processo, encontra-se a empresa israelense Arrow Operations and Technologies. A Arrow é uma empresa especializada no desenvolvimento e na implementação de soluções inovadoras para águas residuais, lama residual, terras contaminadas e processos de produção dentro das indústrias química, petroquímica e de mineração. Além da reciclagem, triagem e separação de resíduo sólido, a empresa promove a produção de energia a partir do lixo orgânico oriundo do processo.

A Arrow coopera com grandes empresas israelenses e internacionais para o desenvolvimento e implementação de tecnologias ecológicas avançadas, dispondo de vasto conhecimento e know-how adquirido durante os últimos 30 anos com a sua equipe química, bioquímica e de engenharia química e mecânica.

A empresa possui avançados sistemas móveis para águas residuais e tratamento de lama, como equipamentos mecânicos para tratamento, triagem, reciclagem e separação de  materiais a partir de resíduo sólido; filtros de pressão; filtros transportadores; centrífugas e decantadores; barcaças robóticas para bombeamento de lama; dentre outros.