Empresa israelense leva canos de esgoto verdes para países europeus

A empresa Huliot, do kibutz Sde Nehemia, iniciou a comercialização de um tipo de cano que é o primeiro da indústria do esgoto europeia.

huliot

Foto do cano ecologicamente correto da Huliot: Cortesia

Uma empresa de encanamentos e drenagens de um kibutz da Alta Galileia assinou contratos em seis países europeus para instalar seus canos de águas residuais e esgoto ecológicos, conforme anúncio feito esta semana.

A empresa, a Huliot, do kibutz Sde Nehemia, iniciou a comercialização de um tipo de cano que é o primeiro da indústria do esgoto europeia – um cano isolado acústico feito de um composto plástico especial que não polui o meio ambiente, de acordo com a empresa. Oficialmente reconhecido como produto ecologicamente correto, os canos recentemente receberam um selo verde de aprovação das Normas de Israel

Os canos são particularmente silenciosos e se destinam à substituição de canos de chumbo no solo que carecem de isolamento, explica a empresa.

Além de assinar os seis contratos na Europa, a Huliot está atualmente em negociação com várias construtoras de Israel que buscam adquirir o equipamento como parte de projetos de construção verdes, diz a empresa.

As construtoras israelenses têm tido um interesse cada vez maior em fazer uso de tais produtos em seus projetos, “a fim de obter cobiçados pontos extras para que possam ser definidas como ‘verdes’”, explica Ariel Apeloig, vice-presidente de marketing da Huliot.

A quantidade reduzida de ruído em termos de gotejamento descendente de águas residuais associada com os novos canos será particularmente importante para moradores de prédios, salienta Apeloig.

“Estamos bastante familiarizados com moradores de apartamentos em que as canalizações de esgoto passam pela sala de estar e, às vezes, até mesmo pelos quartos”, diz Apeloig. “Isso causa um grande desconforto para esses moradores. Os canos acústicos se misturam ao ambiente e eliminam o ruído completamente”.

A Huliot acredita que esses canos terão rápida aceitação junto aos desenvolvedores e às empreiteiras em Israel, que se arriscam a serem processados judicialmente quando proprietários de apartamentos descobrem que os canos de esgoto do edifício atravessam seus lares, diz a empresa. Ainda mais importante que isso, porém, os canos podem auxiliar a “aumentar o escopo das construções verdes em Israel”, salienta a empresa.

Ao todo, a indústria de encanamentos plásticos israelense fatura um estimado de ILS 500 milhões anualmente, e nessa soma se estima que o mercado de canos de esgoto renda ILS 130 milhões, de acordo com a Câmara de Comércio de Tel Aviv e Israel Central.

Todo o mercado de infraestrutura e encanamentos fatura aproximadamente ILS 3 bilhões ao ano, diz a Câmara de Comércio.

Fonte: JPost