Primeiro polo de pesquisa aeroespacial da America Latina será no Brasil.
A gigante israelense Elbit Systems Ltd. planeja criar um polo de pesquisa aeroespacial no estado do Rio Grande do Sul, informaram oficiais da empresa.
O polo será o primeiro do seu tipo na America Latina “e permitirá ao Brasil alcançar a autossuficiência no setor”, conta o executivo da AEL Sistemas, subsidiária da Elbit no país.
A criação de um centro tecnológico faz parte de um acordo assinado nesta semana, na cidade israelense de Haifa, pelo governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro e executivos da AEL.
O projeto incluirá universidades, institutos de pesquisa do governo e iniciativa privado no estado. O governo do RS aumentará o investimento nos institutos Ceitec e Ceintec para oferecer mão de obra qualificada e suporte de infraestrutura para a iniciativa.
O primeiro grande projeto do polo será o desenvolvimento e construção de um satélite de pequeno porte, conforme anunciou a AEL.
O Governador Tarso Genro está levando representantes de empresas e universidades em uma missão de desenvolvimento econômico a Israel e Palestina.
Fonte: Globalpost, itrade.il.gov