Empresa israelense desenvolve implante dorsal revolucionário

Sabe-se que muitas pessoas sofrem de dor lombar crônica em todo o mundo. Sabendo disso, Premia Spine, uma empresa israelense, vem estudando uma maneira particular de proporcionar uma melhor qualidade de vida para pacientes que sofrem deste mal através de um implante espinhal revolucionário – um tratamento alternativo para pacientes que receberam a prescrição de cirurgia de fusão espinhal.

Ao invés de anexar uma estrutura rígida de parafusos e hastes à coluna do paciente, o sistema TOPS – Total Posterior Solution (Solução Posterior Total) é um implante espinhal que recria os movimentos naturais das costas, dando aos pacientes não apenas uma faixa maior de movimentos, como também uma recuperação mais confiável e mais rápida.

O CEO da Premia Spine, Ron Sacher, explica que o objetivo é aplicar os mesmos procedimentos de substituição total da articulação do joelho e quadris, que revolucionaram a ortopedia, para transformar os tratamentos da parte inferior da coluna.

“Havia uma época em que as pessoas tinham os seus joelhos e quadris fundidos com hastes de metal. Por isso, caminhavam com a perna reta, já que não conseguiam dobrá-la, pois aquela articulação fora eliminada. A gênese deste sistema TOPS é solucionar o problema de estenose espinhal (compressão da medula espinhal), possibilitando que os cirurgiões removam as articulações e contem com um implante como o nosso para recriar a função normal de toda a coluna posterior, muitas vezes comprometida pela cirurgia de fusão”.

O sistema TOPS é um dispositivo mecânico que fica entre duas placas de titânio, que recriam os movimentos normais de flexão, extensão, curvatura e giro, sem torções e voltas em excesso. É um tratamento específico para pacientes diagnosticados com um bloqueio da medula espinhal na parte inferior das costas (estenose espinhal) e vértebra deslocada (espondilolistese de baixo grau).

“O que estamos fazendo é possibilitar que o cirurgião faça a descompressão, limpe todos os nervos e utilize o nosso dispositivo para conter o movimento em uma faixa normal”. A construção interna do dispositivo limita os graus de movimento em cada direção a graus específicos, preservando todos os movimentos das costas sem comprometer qualquer direção. Já que o sistema TOPS possui menos componentes do que os sistemas de fusão espinhal, há menos chance de uma falha dos equipamentos, o que reduz significativamente a chance de uma nova baixa e uma nova cirurgia.

Nos EUA, a empresa, com o sistema TOPS, está terminando três anos de coleta de dados de acompanhamento para apresentar ao FDA – Food and Drug Administration. Os estudos clínicos deverão começar em 2015.