Empresa israelense de telefonia móvel vai abrir capital na Bovespa

A T4U Tower Management, empresa que aluga antenas de telefonia móvel para as principais operadoras de telecomunicações do país, pediu nesta sexta-feira (15) o registro de companhia aberta e pode estrear na Bovespa nos próximos meses.

Os planos de levantar capital chegam num momento de grande efervescência no setor, desde que as grandes operadoras do país passaram a vender as próprias torres de telefonia para empresas especializadas, com o objetivo de levantar recursos.

Por entender que a estrutura de antenas deixou de ser um diferencial competitivo, operadoras passaram a compartilhar as estruturas de antenas de telecomunicação, chamadas no setor de estação rádio-base.

Há cerca de 68 mil desses equipamentos instalados no país, segundo dados da Telebrasil, associação das operadoras de telecomunicações. E esse número tende a crescer à medida que se expande a cobertura do serviço de 4G. Só em 2013 foram instaladas 8,5 mil antenas de 4G, segundo a entidade.

A T4U, sigla para Tower For You, é controlada pela Fishman Holdings, que tem participação de setores imobiliário, varejo, mídia na América do Norte, Europa e Rússia; e pela provedora de soluções totais de engenharia para telecomunicações Giltek, ambas israelenses.

Há uma década no Brasil, a empresa tem 51 funcionários próprios e tem como clientes Oi, Vivo, Telefônica Brasil, Tim Participações e Nextel.

A T4U tem entre as principais concorrentes a TorreSur, do grupo norte-americano de private equity Providence Equity Partners e a BR Towers. Há dois meses, a GP Investments vendeu a BR Towers por R$ 2,18 bilhões para a American Tower.

Um pedido para realizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), ainda não tem data para acontecer.

FONTE: FOLHA DE S.PAULO