Empresa israelense de tecnologia de prevenção a acidentes de carro estuda implantação na Zona Franca de Manaus

Em prospecção de negócios no mercado brasileiro, a empresa de tecnologia israelense Mobileye, que produz softwares e câmeras que previnem acidentes de veículos, tem na Zona Franca de Manaus uma das principais opções para implantar sua matriz industrial no país a partir do ano que vem.

ISRAELESE

A informação é do embaixador de Israel, Reda Mansour, que esteve em reunião com o governador do Amazonas, José Melo, na tarde desta quarta-feira, 18 de novembro, na Sede do Governo, na Compensa, zona oeste de Manaus.

De acordo com Reda Mansour,   as vantagens tributárias e a prorrogação do modelo de incentivos eleva o potencial de atratividade da Zona Franca para companhias israelenses.

Melo ressaltou,  que o iminente fim da guerra fiscal entre os Estados brasileiros garantirá apenas ao Amazonas a prerrogativa de tributação diferenciada do ICMS, o que vai fortalecer ainda mais a economia regional. “A Zona Franca de Manaus é hoje a melhor alternativa para investimentos no Brasil e acreditamos que, no pós-crise, será o modelo econômico que mais vai crescer. Outra situação que corrobora nesse sentido é o fim da guerra fiscal. O fundo que o Governo Federal vai criar deve ajudar a equalizar essa guerra”, destacou o governador do Amazonas.

 A previsão é que a partir do ano que vem empresas israelenses de diversos segmentos realizem workshops em Manaus para apresentarem suas novas tecnologias e iniciarem estudos para comercialização no país. Em outra ponta, uma delegação formada por secretários de governo e empresários locais deve ir a Israel para acompanhar as feiras de negócios realizadas no país e apresentar as oportunidades de investimentos no Amazonas.

Tecnologia de produção e a exportação de água, além da produção de alimentos e serviços e novos equipamentos na área de saúde estão entre os principais itens da agenda de interesses do Governo do Amazonas. Segundo o embaixador de Israel, o Brasil é um dos principais alvos de interesse comercial das companhias israelenses. Nesse cenário, o Amazonas desponta por suas vantagens comparativas. É nesse quesito que entra a Mobileye.

O embaixador de Israel Reda Mansour, disse que reuniu com dirigentes da gigante da área de tecnologia e acredita que a Zona Franca de Manaus deve sair na frente nessa disputa. “Reuni com dirigentes de uma das companhias israelenses mais interessantes do mundo, que está criando tecnologia para prevenir acidentes de carro. Eles querem entrar no mercado brasileiro e estão pensando em construir uma base industrial aqui no Brasil e quando descobri a Zona Franca, descobri que temos potencial e a sua prorrogação e vi que o potencial é muito grande. Têm também os tipos de tecnologias que já têm aqui, no mesmo setor, Israel produz muita tecnologia e acho que a zona franca local tem potencial muito grande para companhias israelenses”, afirmou.