Alunos da FGV visitam o país das Startups

Uma parceria inédita da Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ), com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), levou 22 alunos brasileiros, entre os dias 04 e 13 de Janeiro de 2014, para uma Missão Empreendedora a Israel, considerado o país das start-ups. A Universidade Hebraica montou um módulo exclusivo para que os alunos brasileiros tivessem a oportunidade inédita de vivenciar porque Israel foi chamado pela The Economist como o superpoder da indústria high tech. Durante dez dias o grupo participou de atividades intensivas incluindo: aulas com os melhores professores da Universidade de Jerusalém sobre empreendedorismo, encontros com CEOs e visitas a empresas de alta tecnologia. Eles também fizeram um tour pelos principais pontos turísticos como Jerusalém, Tel Aviv, Haifa, Massada e a região da Galiléia.

“Tivemos aulas com professores experientes e com total domínio sobre os temas das palestras. As visitas nas empresas foram extremamente enriquecedoras. O programa foi muito bem elaborado, organizado e estruturado. A Universidade Hebraica nos recebeu muito bem e nos proporcionou um rico conhecimento cultural e também histórico sobre Israel. Agradeço pela oportunidade de ter participado e espero que outras pessoas também tenham o privilégio de participarem de próximas Missões Empreendedoras”, destacou Katia Aparecida Mangone, Advogada da Caixa Econômica Federal.

Fizeram parte da programação visitas a IAI – Israel Aerospace Industries, ao Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, onde foram recebidos pelo ministro Yair Shamir, ao Amdocs Experience Center e a Clean Tech, entre outros. “A Missão foi um sucesso absoluto! Não há palavras para descrever! Os participantes adoraram e muitas pessoas com que nos encontramos também acharam o programa excepcional. A Universidade de Jerusalém acaba de ganhar 22 novos embaixadores. Diante do sucesso da Missão, não resta outra alternativa senão planejar 2015”, destacou o professor Gilberto Sarfati, que acompanhou o grupo a Israel.

Os participantes também tiveram impressões muito positivas, como o empreendedor no setor de TI para turismo, Marcio Hamano: “a Missão Empreendedora Israel FGV nos proporcionou uma imersão na cultura e no ambiente socioeconômico daNação Startup que não poderia ser feita de outra forma em tão curto espaço de tempo. Além de todo conhecimento adquirido durante o programa, pude vivenciar na prática o dinamismo do empreendedorismo do país ao conseguir fazer reunião com investidores locais durante minha estadia em Israel. Trago da Missão muitos aprendizados a serem seguidos, seja sob a perspectiva de Brasil como nação,seja sob a perspectiva individual como empreendedor”.

“A parceria que começou em 2014 foi um grande sucesso e deve entrar para o calendário das duas universidades e se repetir anualmente”, complementou Jayme Blay, presidente da Sociedade Brasileira dos Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém.