Empresa israelense cria retina artificial

A empresa israelense Nano Retina conseguiu encontrar uma maneira de restaurar a visão de pessoas cegas. A tecnologia criada pela empresa foi divulgada ontem no site do jornal israelense Haaretz.

Segundo a empresa, essa nova tecnologia permite que pessoas que perderam a visão devido a doenças degenerativas da retina, que afetam principalmente pessoas com mais de 60 anos, voltem a enxergar. As estatísticas apontam que, no Ocidente, há 6 milhões de pessoas nessas condições. A população total de cegos em todo o mundo é de aproximadamente 40 milhões.

Desde 2009 a Nano Retina trabalha no projeto e criou um pequeno dispositivo a ser implantado no olho e que é capaz de simular a função natural da retina.

O implante restaura as funções ópticas perdidas e contém uma câmara. A imagem é transmitida ao longo do nervo óptico para os neurônios do cérebro. O sistema é alimentado por um feixe de laser.

Atualmente, o dispositivo permite que as pessoas possam enxergar o suficiente para uma vida funcional, mas elas ainda não podem ler, por exemplo, ou enxergar todas as cores com nitidez. Mas essas não são prioridades da empresa.

“Nossa prioridade é que a operação seja não invasiva. As soluções existentes exigem várias horas de cirurgia sob anestesia geral, o que é inaceitável para a maioria das pessoas nessa idade. Estamos trabalhando para que o procedimento dure meia hora em uma clínica médica”, explicou o CEO da empresa, Ra’anan Gefen.

O dispositivo foi testado em animais e, segundo Gefen, passará agora por pelo menos mais dois anos em testes com humanos. Em 2016, a empresa espera receber a autorização para a venda do produto, que custará cerca de US$ 100 mil, na Europa.