Empresa israelense cria capa de celular que substitui chip telefônico

Para a Simgo, uma pequena empresa israelense presente no MWC, os SIM cards (também conhecidos como chip de celular) são coisa do passado –especialmente em viagens internacionais.

A start-up desenvolveu uma tecnologia que permite o usuário a trocar de operadora telefônica, inclusive em países diferentes, sem precisar de um novo chip. E o número não muda. Seus contatos podem continuar a ligar, como se você estivesse sempre na mesma rede telefônica.

Assim, em viagens a outros países, as altas taxas de deslocamento para ligações e rede de dados podem ser evitadas.

“Achavamos que seríamos barrados pelas operadoras, mas elas perceberam que a rotatividade de pessoas trocando de rede não resulta em perdas nos números absolutos de clientes”, explicou à Folha Avi Yashar, diretor de operações da companhia.

A solução da Simgo funciona da seguinte forma: um case com uma espécie de chip é colocado no celular (há modelos para Galaxy S2, S3 e S4 e iPhone 4, 4s, 5 e 5s) e o usuário indica em que país está.

O chip virtual, então, faz contato com uma espécie de fazendas de cartões SIM, um banco de dados com chips telefônicos do mundo todo. Por fim, o usuário pode indicar a rede de qual operadora deseja usar.

A Simgo, claro, cobrará pelo serviço. A empresa diz que, tipicamente, a conta fica de 50% a 90% mais barata do que as taxas de deslocamento das operadoras.

Atualmente, a empresa diz estar expandindo suas operações, mas a disponibilidade do serviço depende de acordos com o varejo local. Eles dizem estar presentes em 30 países.

APPLE

A tecnologia da Simgo chama a atenção, pois foi algo que já interessou Apple. No ano passado, foi revelada uma patente da empresa em que ela planejava uma espécie de SIM virtual, com o qual o usuário sempre manteria sua identidade – independentemente da rede telefônica.

Por enquanto, porém, a solução parece não ter avançado. A Simgo diz que já ouviu falar do projeto da Apple, mas que nunca foi procurada. “Nós adoraríamos”, afirma Yashar.